segunda-feira, 19 de maio de 2008

PostHeaderIcon Alcatra de carne



A alcatra é um prato típico dos Açores - e mais especificamente da ilha Terceira, cozinhado num alguidar de barro não vidrado. Existem alcatras de peixe, marisco, frango, coelho, etc., mas a tradicional é preparada com carne de vaca. Esta especialidade pode não apresentar um visual espantoso, mas garanto que é muito, muito boa. Ontem, fiz uma em casa dos meus sogros, no Alentejo, e não sobrou nem um bocadinho apesar da quantidade folgada de carne que tinha levado. A carne - que deve ser um pouco gelatinosa - fica confitada e impregnada com o sabor das especiarias, derretendo na boca... Existem algumas variantes de uma freguesia para outra. Esta é a minha versão, inspirada numa receita básica enrequiceda pelos conselhos de amigos terceirenses entre os quais a querida Manuela.

Ingredientes para 4 pessoas

- banha para untar (ou manteiga)
- 1 osso de vaca ou de porco
- 1,2 kg de carne de vaca cortada em pedaços grandes (chambão ou rabadilha)
- 2-3 cebolas cortadas em rodelas
- 100 g de toucinho fumado cortado em cubinhos
- 1 pau de canela
- 2 cravinhos
- 1/2 colher (sopa) de pimenta da Jamaica em grão
- 1 colher (sopa) de massa de malagueta*
- 1 folha de louro
- 100 ml de vinagre
- 1 l de vinho branco maduro
- 50 g de manteiga
- sal

* ou 1 malagueta cortada em rodelas finas (sem as sementes)

Preparação

Untar o alguidar de barro com banha e colocar o osso no fundo. Juntar os pedaços de carne, as rodelas de cebola, os cubinhos de toucinho, o pau de canela, os cravinhos e a folha de louro partida ao meio.

Adicionar a pimenta da Jamaica, a massa de malagueta, uma pitada de sal e o vinagre. Cobrir a carne com vinho branco e espalhar a manteiga cortada em pedacinhos.

Tapar o alguidar com uma folha de alumínio alimentar e colocar no forno. Ligar a 200ºC e deixar cozinhar por 3h00-3h15. Se isso for necessário, juntar mais um pouco de vinho branco durante a cozedura para a carne não secar.

20-30 minutos antes do final da cozedura, eliminar a folha de alumínio para a carne dourar um pouco. Servir bem quente, acompanhando simplesmente com pão, batatas cozidas ou arroz branco.

Nota : cozinhada na véspera e aquecida no dia de servir, a alcatra de carne ainda fica mais saborosa


Cravinho : Cravo-da-Índia
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top