segunda-feira, 14 de maio de 2007

PostHeaderIcon Delícias da treta...!


Delícias do mar

Delícias do mar, kani-kama, surimi... Existem muitos nomes para designar uma certa "comida" mais que duvidosa... Além de não terem qualquer sabor e quase nenhum valor nutritivo, parece que as coisas nojentas e alanrajadas que podem ver na fóto acima - poeticamente chamadas "delícias do mar, de lagosta, etc." por terras lusas - entraram nos hábitos alimentares de muita (boa, até) gente desde a década de 1980. Talvez por também conterem poucas calorias e serem relativamente baratas...? De certeza. Mas as conservas nacionais de sardinha, bonito, atum, cavala, etc. também são baratas, pouco calóricas e muito mais nutritivas...


Kamaboko japonês

É uma ofensa culinária comparar "delícias" do mar com o kamaboko japonês que se costuma confeccionar desde o séc. XVII. Este último, fabricado artesanalmente com base em peixes nobres (pescada, bacalhau, etc...), é bom e permite conservar o peixe de maneira que seja possível consumí-lo em qualquer altura do ano. Para o outro, o mais vulgar que chega aos nossos supermercados ocidentais, tudo o que vem à rede é "fish": aproveitam-se peixes normalmente inconsumúveis apanhados acidentalmente nas redes com os outros (e quebra-se assim a cadeia alimentar, mais uma vez, pondo em risco espécies nobres...). De qualquer modo, ninguém vê o que come: é tudo processado industrialmente - se vissem como, nunca mais lhe tocavam - para a obtenção daquela pasta deslavada intragável. É preciso saber que as tais "delícias" contêm pouco mais de 30% de peixe. O resto...? Ingredientes sintéticos, aromas artificias de peixe e marisco, conservantes, gelatinas animais, etc. Tão bom, nê...?!


Delícias do mar : o prato favorito da OUTRA Elvira...

Eu fico fula quando me trazem à mesa, no restaurante, um arroz de marisco ou uma cataplana com aquela coisa a boiar lá dentro. O quê...?! Um produto tão reles a fazer-se de importante na mesma panela que lagosta de verdade, amêijoas e tamboril, num prato tradicional ainda por cima...?! Só me apetece devolver a comida e desatar aos berros pela cozinha dentro.

Delícias do mar à sério...? Só peixe e marisco mesmo. Todo o resto não merece mais que desprezo.
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top