sábado, 6 de março de 2010

PostHeaderIcon Batata-doce no forno à moda de São Miguel



Cozida, assada, grelhada, frita... nos Açores, a batata-doce é um dos acompanhamentos mais populares, sobretudo para o peixe. Também entra na composição de sobremesas tradicionais como pudins, doces e bolos. Tornou-se num dos vegetais que nunca faltam na minha despensa pois gostamos do seu sabor peculiar. Aprecio muito a batata-doce nesta simples mas deliciosa versão gratinada, uma receita oriunda da belíssima ilha de São Miguel.

Ingredientes para 4 pessoas

- 600 g de batatas-doces com a pele
- 400 ml de leite
- 50 g de manteiga com sal, cortada em fatias finas + mais um pouco para untar
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Lavar e escovar a pele das batatas-doces em água fria corrente. Colocar as batatas-doces num tacho e cobrir com água. Temperar com sal e levar a cozer até as batatas-doces se apresentarem cozidas mas ainda firmes.

Escorrer muito bem e deixar arrefecer. Pré-aquecer o forno a 200ºC. Untar uma assadeira com manteiga e reservar.

Descascar as batatas-doces e corta-las em rodelas médias. Dispor as rodelas na assadeira em camadas harmoniosas. Regar com o leite. Temperar com sal e pimenta. Distribuir as fatias de manteiga.

Levar ao forno, a 200ºC, até as batatas-doces absorverem o leite e formarem uma crosta dourada à superfície. Retirar a assadeira do forno e servir de seguida.

Fonte : receita adaptada do livro Tesouro da Cozinha Regional Portuguesa, de Maria Odette Cortes Valente - Ed. Temas e Debates

Pimenta : Pimenta do reino
Arrefecer : Esfriar
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top