sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PostHeaderIcon Paté de atum



Pode parecer apenas mais uma simples receita de paté de atum como existem às dúzias espalhadas pela blogosfera culinária... mas não é. Pelo menos para mim. Para já, é a melhor pasta de atum que jamais comi. Não tem praticamente nada a ver com o conteúdo insípido daquelas caixinhas redondas que aparecem pelas mesas dos restaurantes. Provavelmente, as anchovas são mais que responsáveis pelo sabor especial desta versão. Mas, sobretudo, simboliza histórias de amizades cruzadas e encontros transatlânticos. Quando esteve de férias nos Açores, a minha querida amiga Pipoka ofereceu-me o belíssimo livro de onde foi retirada - apaixonei-me loucamente pelo livro, uma bonita homenagem à Portugal e ao seu povo feita através da nossa culinária. Vim a saber mais tarde que também a nossa amorosa Laranjinha tivera a ideia de me oferecer o mesmo livro aquando da sua viagem ao arquipélago... E a primeira vez que experimentei fazer o tal paté de atum, foi para receber umas amigas blogueiras - a Olguinha, a Isa e a Manuela - num lanche ajantarado muito divertido em minha casa que terminou a altas horas de uma noite quente em Angra do Heroísmo, ao som dos Da Weasel que estavam a actuar ao vivo no quadro do festival AngraRock... Entretanto, como este paté costuma sempre encontrar muito sucesso, tenho-o servido à cada visita amiga, como a da Teresa P., que até já participou neste Bistrot com uma receita. Deixo aqui um beijinho enorme a todas as minhas amigas citadas acima, deste lado como do outro do Atlântico, e dedico-lhes - é claro - a receita... :-)

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 1 lata pequena de filetes de atum em azeite (+/- 120 g)
- 100 g de manteiga com sal à temperatura ambiente
- 2 filetes de anchovas
- sumo de 1/2 limão pequeno
- 1 pitada de malagueta seca moída
- pimenta moída no momento

Preparação

Escorrer muito bem o atum e separa-lo em lascas. Colocar as lascas de atum no fundo do copo da varinha mágica.

Passar os filetes de anchova sob água fria corrente; secar com uma folha de papel absorvente. Cortar os filetes de anchovas em pedaços e juntar ao atum.

Adicionar a manteiga previamente cortada em pedaços. Triturar com a varinha mágica até obter uma pasta homogénea e sem grumos.

Juntar o sumo de limão, pimenta e a malagueta moída. Voltar a triturar um pouco.

Transferir o paté de atum para uma tacinha ou um ramequin. Polvilhar eventualmente com mais um pouco de malagueta moída e cobrir com filme transparente. Deixar tomar gosto no frigorífico durante pelo menos 1-2 dias.

Retirar o paté do frigorífico 10-15 minutos antes de servir. Acompanhar com mini-tostas ou pão torrado.

Fonte : receita adaptada do livro Sabores e Cozinha - Ao Encontro de Portugal, de Tessa Kiros - Ed. DK Civilização (Portugal)


Paté : Patê - Anchova : Enchova, aliche - Sumo : Suco - Pimenta : Pimenta do reino - Varinha mágica : Mixer - Frigorífico : Geladeira
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top