terça-feira, 14 de abril de 2009

PostHeaderIcon Rösti de batata doce



"Rösti" - uma especialidade suíça muito popular em todo o mundo, é uma espécie de "galette" de batata e cebola raladas, servida tradicionalmente ao pequeno almoço ou como acompanhamento de carnes e charcutarias. De suíço, a variação apresentada já não tem nada. Poderia até ser uma receita açoriana, com os seus dois ingredientes principais típicos de cá: a batata doce e o queijo de São Jorge. O que importa mesmo saber é que fica ainda muito melhor que na versão original helvética. Deliciei-me com este "rösti" diferente, ao ponto que só precisei de umas folhas de salada para acompanhar e assim completar a minha refeição...

Ingredientes para 4-5 pessoas

- 60 g de queijo de São Jorge*
- 3 batatas doces médias (+/- 250 g)
- 1 colher (sobremesa) rasa de farinha
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de óleo vegetal
- sal & pimenta moída no momento
- orégãos q.b.
- 100 ml de natas

* ou parmesão, emmental...



Preparação

Ralar o queijo em fios na parte grossa do ralador. Reservar.

Descascar, lavar e secar as batatas doces. Ralar em fios também na parte grossa do ralador (sobretudo, depois de raladas, não lavar as batatas para que conservem a goma).

Colocar as batatas doces raladas numa tigela. Polvilhar com a farinha e misturar muito bem com o auxílio de um garfo.

Aquecer o óleo juntamente com a manteiga numa frigideira anti-aderente grande. Adicionar as batatas doces raladas. Temperar com sal, pimenta e orégãos à gosto. Deixar alourar um pouco, mexendo de vez em quando.

Juntar as natas e o queijo ralado. Misturar e distribuir muito bem o preparado pela frigideira, achatando a superfície com uma espátula.

Quando a base começar a ganhar uma crosta dourada, fazer deslizar delicadamente o rösti para um prato grande. Colocar a frigideira sobre o prato e virar o conjunto em simultâneo com um movimento rápido para que ganhe crosta do outro lado. Repetir o processo sempre que isso for necessário, até o rösti se apresentar firme, bem dourado e cozido.

Transferir delicadamente o rösti para um prato de servir. Deixar repousar por 5-7 minutos antes de fatiar. Servir quente ou morno.

Fonte : receita adaptada da revista Saberes e Sabores - nº 165

Ver também : Galette de batata

Pimenta : Pimenta do reino - Orégão : Orégano - Natas : Creme de leite - Pequeno almoço : Café da manhã
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top