quarta-feira, 1 de outubro de 2008

PostHeaderIcon Batatas Anna



Parece que era Anna, a mãe italiana do célebre chefe francês Michel Troisgros - e avó de outro chefe famoso radicado no Brasil, o Claude Troisgros - que tinha por hábito cozinhar estas batatas enformadas. Entretanto, passaram a ser um acompanhamento clássico da culinária tradicional francesa. Cortadas em rodelas finíssimas e cozinhadas longamente no forno, as batatas ficam deliciosamente confitadas no azeite. A receita apresentada foi adaptada da revista Blue Cooking de Setembro de 2008.

Ingredientes para 4 pessoas

- 500 g de batatas descascadas
- 2 colheres (sopa) de azeite
- sal & pimenta moída na altura
- 2 pitadas de noz-moscada
- 30 g de manteiga cortada em pedacinhos

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Cortar as batatas em rodelas finíssimas e colocá-las numa tigela grande. Juntar o azeite. Temperar com sal, pimenta e 1 pitada de noz-moscada. Envolver muito bem e reservar.

Recortar 4 quadrados numa folha de papel vegetal. Forrar 4 ramequins pequenos com os quadrados de papel.

Dividir as batatas em camadas pelos ramequins, pressionando para que fiquem bem compactas. Distribuir os pedaços de manteiga e polvilhar com a noz-moscada restante.

Levar ao forno por 50-60 minutos, a 180ºC, ou até as batatas se apresentarem bem douradas. Retirar os ramequins do forno.

Passar delicadamente a lámina de uma faca entre as batatas e o papel vegetal. Usar as pontas do papel para desenformar as batatas. Servir as batatas de imediato, com a parte gratinada virada para cima.

Ver também : Gratin dauphinois / Forminhas de batata

Pimenta : Pimenta do reino - Ramequins : Ramekins - Papel vegetal : Papel manteiga
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top