quinta-feira, 5 de junho de 2008

PostHeaderIcon Ervilhas à moda de Salir



Todos os anos, a minha avó cultiva ervilhas no seu quintal. E como sabe que gosto muito, costuma oferecer-me grandes quantidades delas. No entanto, durante a Primavera, é um festival autêntico de pratos com ervilhas na minha cozinha. E até congelo algumas para os dias menos fartos. As ervilhas à moda de Salir - uma bonita vila algarvia - são um must de simplicidade e de sabor. Pelo menos, eu adoro...!

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 linguiça cortada em rodelas
- 1 cebola média picada finamente
- 2 dentes de alho picados finamente
- 1 raminho de coentros frescos
- 800 g de ervilhas frescas descascadas
- 4 ovos
- sal
- espigas de coentros para decorar (opcional)

Preparação

Aquecer uma caçarola e juntar as rodelas de linguiça. Saltear até dourar, mexendo com frequência. Retirar as rodelas de linguiça da caçarola e reservar.

Alourar a cebola, os alhos e os coentros previamente picados na gordura da linguiça. Adicionar um pouco de água (o suficiente para cozer as ervilhas) e temperar com sal. Levar a ferver.

Juntar as ervilhas e deixar fervilhar até se apresentarem macias e não restar quase líquido nenhum na caçarola.

Partir os ovos à volta da caçarola e deixar escalfar até obter o grau de cozedura desejado. Juntar as rodelas de linguiça e aquecer um pouco.

Retirar a caçarola do lume e guarnecer eventualmente com espigas de coentros. Servir de imediato, na própria caçarola.

Linguiça : Lingüiça defumada fina e comprida, típica do sul de Portugal, com um tempero parecido ao do chouriço (lingüiça portuguesa) - Aquecer : Esquentar - Ramo : Maço
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top