domingo, 11 de maio de 2008

PostHeaderIcon Bolo de manteiga e natas à moda dos Açores


Ilha Terceira, Açores - Portugal

O arquipélago dos Açores fornece quase 30% da produção nacional de leite. E que leite...! É de tão boa qualidade que a U.E. até fecha os olhos de vez em quando relativamente aos nossos excedentes comunitários. Aliás, quando houve um embargo sobre a carne bovina proveniente da Europa por causa da doença da vaca louca, os Açores foram a única região europeia autorizada a exportar carne. Vaquinhas, touros, vitelos... é um prazer vê-los a pastar aquela relva esmeralda, com o mar em tela de fundo. Não é de admirar portanto que haja muitos lacticínios na culinária açoriana, como o comprova este bolo típico, simples mas muito fofo e saboroso. Para que resulte, é mesmo preciso usar manteiga dos Açores, ou pelo menos manteiga com sal, assim como as natas não podem ser light, mas sim integrais. Segui escrupulosamente a receita tradicional - que leva um pouco de banha, mas quem não apreciar pode substituir por uma quantidade equivalente de manteiga ou de óleo vegetal.



Ingredientes para 6 pessoas

- 4 ovos (gemas e claras separadas)
- 250 g de açúcar
- 3 colheres (sopa) de leite
- 125 g de manteiga com sal amolecida
- 1 colher (sobremesa) de banha amolecida
- 350 g de farinha para bolos com fermento*
- 200 ml de natas
- banha para untar
- farinha para polvilhar
- açúcar em pó (opcional)

* ou 350 g de farinha de trigo + 1 colher (sobremesa) de fermento em pó



Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma redonda com banha e polvilhar com farinha. Reservar.

Bater muito bem as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Juntar o leite, a manteiga e a banha. Bater mais um pouco.

Incorporar delicadamente a farinha previamente peneirada (eventualmente com o fermento), alternando com as natas.

Bater as claras em castelo firme e incorporar delicadamente ao preparado anterior com uma vara de arames ou um garfo, sem bater, envolvendo com movimentos suaves de baixo para cima.

Transferir a massa para a forma. Levar ao meio do forno por aproximadamente 40 minutos, à 180ºC. Verificar a cozedura com um palito.

Retirar o bolo do forno e deixar amornar um pouco. Desenformar sobre uma grelha e polvilhar com um pouco de açúcar em pó. Servir o bolo ligeiramente morno ou frio.

Natas : Creme de leite
Açúcar em pó : Açúcar de confeiteiro
Claras em castelo : Claras em neve
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top