quarta-feira, 16 de abril de 2008

PostHeaderIcon Choucroute garnie



O meu marido nasceu no leste de França - em Besançon - e estudou em Estrasburgo. Tanto a Franche-Comté como a Alsácia são regiões bastante frias (os Franceses costumam chamar ironicamente à Franche-Comté "pequena Sibéria"...), no entanto, a comida de lá é muito boa... mas bastante calórica. Como o João adora, de vez em quando, lá tento esquecer a contagem das calorias e cozinho choucroute garnie - o prato mais típico da Alsácia mas também da Alemanha - para lhe fazer o gosto. Claro, adapto a receita aos enchidos e fumados deliciosos que encontramos em Portugal. E podem acreditar que fica uma maravilha...!

Ingredientes para 6 pessoas

- 1 kg de chucrute pronto*
- 6 batatas grandes descascadas
- 1 naco de presunto
- 1 naco de pá de porco fumada
- 1 salpicão da Beira Alta ou de Trás-os-Montes
- 1 pedaço de toucinho fumado magro (200 g)
- 4 salsichas tipo Estrasburgo ou Frankfurt
- 1 garrafa de vinho branco seco
- 200 ml de água
- mostarda de Dijon

* costumo comprar chucrute na parte dos frescos do Intermarché. Por vezes, também arranjo chucrute enlatado no supermercado Lidl.

Preparação

Colocar metade do chucrute numa panela alta e grande. Dispor as carnes, os enchidos, as salsichas e os fumados por cima da camada de chucrute.

Juntar as batatas e cobrir com o chucrute restante. Regar com o vinho branco e a água.

Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por 2h00-2h30, ou até não restar quase líquido nenhum na panela (todavia, o chucrute não deve ficar seco nem queimar).

Transferir o chucrute para uma travessa grande. Juntar as batatas inteiras e as carnes cortadas em pedaços. Servir de seguida, acompanhando com mostarda de Dijon e uma garrafa fresca de vinho riesling francês ou alemão.

Nota : não de deve adicionar sal pois quase todos os ingredientes que leva o chucrute são salgados.

Fumado : Defumado - Presunto : Presunto defumado - Pá de porco : Paleta de porco - Salpicão : Lingüiça portuguesa grossa
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top