segunda-feira, 12 de março de 2007

PostHeaderIcon Bacalhau com natas



Gosto muito de bacalhau, especialmente gratinado com natas. Existem algumas variantes deste prato. Esta é a receita - muito boa - de Hélio Loureiro, chefe de cozinha do hotel Porto Palácio...

Ingredientes para 4-5 pessoas

- 800 g de bacalhau demolhado
- 250 g de batatas
- 1 cebola cortada em meias-luas finas
- 50 g de manteiga
- 0,5 dl de azeite
- 4 ovos
- 1 fio de vinagre
- 3 dl de natas
- queijo da Ilha ralado (ou emmental, gruyère, etc.)

Molho bechamel

- 5 dl de leite
- 40 g de manteiga
- 40 g de farinha
- noz-moscada
- sal & pimenta

Preparação

Colocar os ovos num tachinho. Cobrir com água fria e juntar o vinagre. Deixar cozer por 10 minutos após levantar fervura. Escorrer os ovos e colocá-los num recipiente cheio de água bem fria. Deixar arrefecer por completo.

Cozer as batatas com a pele por 25-30 minutos em água a ferver temperada com sal. Escorrer as batatas e deixar arrefecer.

Colocar as postas de bacalhau num tacho e cobrir com água fria. Deixar fervilhar por 8 minutos. Escorrer e deixar arrefecer,

Descascar os ovos e as batatas. Picar os ovos e cortar as batatas em meias-luas. Remover as peles e as espinhas do bacalhau. Desfiar o peixe em lascas grossas. Reservar.

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Alourar as meias-luas de cebola no azeite misturado com a manteiga. Juntar as lascas de bacalhau e refogar por mais uns minutos. Retirar do lume e reservar.

Preparar o molho bechamel : derreter a manteiga em lume brando. Polvilhar com a farinha e envolver. Mexer até a farinha se apresentar dourada. Regar com o leite e levar a ferver, mexendo sempre até o molho ficar espesso e cremoso. Temperar com sal, pimenta e noz-moscada.

Fora do lume, incorporar as natas ao molho bechamel. Acrescentar os ovos picados e as lascas de bacalhau com cebola.

Dispor as meias-luas de batata em camada no fundo de uma assadeira. Cobrir com o preparado anterior e polvilhar com queijo ralado à gosto.

Levar a gratinar no forno até a superfície se apresentar bem dourada (20-30 minutos). Servir de seguida, acompanhando com salada de alface.

Natas : Creme de leite
Pimenta : Pimenta do Reino
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top