quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

PostHeaderIcon Salmão suado com limão



Recentemente, encontrei postas de salmão selvagem à venda na peixaria do supermercado Modelo. Estavam congeladas mas não hesitei nem um minuto em compra-las, até porque o preço ao quilo era equivalente ao do salmão de viveiro, esse último congelado também. A qualidade do salmão selvagem é muito superior à do salmão de aquacultura. O primeiro apresenta uma cor rosada e não laranja e, sobretudo, é muito mais magro, pois não se alimenta de rações. Quanto à carne, fica firme; não se escangalha durante a cozedura. Sem falar no sabor, que também nada tem de comparável. Resumindo : nem parecem dois peixes da mesma espécie...! Quem nunca comeu salmão selvagem não sabe o que é verdadeiramente salmão. Para cozinhar um produto tão nobre, optei por uma receita sem grandes complicações que simplesmente evidenciou o sabor e a textura do peixe. E deliciámos- nos...

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 postas de salmão selvagem, de preferência
- sal & pimenta moída no momento
- 60 g de manteiga cortada em pedaços
- 2 dentes de alho esmagados
- 1 raminho de salsa
- 100 ml de vinho branco seco
- 2 limões



Preparação

Limpar e secar as postas de salmão com papel absorvente. Temperar com sal e pimenta. Deixar repousar por 30 minutos.

Numa frigideira alta anti-aderente, colocar os pedaços de manteiga e os dentes de alho esmagados. Espalhar a salsa e juntar o vinho branco.

Adicionar as postas de salmão, sem as sobrepor. Levar ao lume médio até o vinho branco evaporar por completo, virando delicadamente as postas de salmão uma vez.

Transferir as postas de salmão para um prato de servir. Regar com o sumo de 1 limão. Guarnecer com o limão restante cortado em rodelas.

Servir de imediato, acompanhando com rodelas de tomate e puré de batata caseiro ou arroz de nabiças.

Fonte : receita adaptada da publicação TeleCulinária Gold * Peixes, Mariscos & Moluscos (Portugal)

Pimenta : Pimenta do reino - Ramo : Maço - Papel absorvente : Papel toalha - Sumo : Suco
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top