segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

PostHeaderIcon Alcatra de coelho



A alcatra - uma especialidade açoriana cozinhada num alguidar de barro não vidrado - é um prato emblemático da ilha Terceira. A versão mais conhecida é feita com carne de vaca, mas existem inúmeras variantes à base de carnes diversas, peixes e até vegetais. Cada freguesia tem a sua receita. Descobri o modo de preparo da alcatra de coelho num livro muito interessante que me ofereceu um grande amigo nosso terceirense - o José Adelino, sobre a culinária e as tradições da ilha: Cozinha tradicional da ilha Terceira, de Augusto Gomes (Ed. Tabacaria Angra). Uma delícia...!

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 1 coelho grande cortado em pedaços
- banha ou manteiga q.b.
- 4 cebolas picadas
- 4 dentes de alho picados
- 100 g de toucinho fumado cortado em pedaços (bacon)
- 1 colher (sopa) de grãos de pimenta da Jamaica
- 1 pau de canela
- 1 l de vinho tinto ou branco
- sal grosso

Preparação

Esfregar muito bem os pedaços de coelho com sal grosso. Colocar num recipiente fundo. Juntar metade das cebolas e dos alhos picados. Cobrir com vinho e deixar marinar por umas horas, ou de um dia para outro.

No dia da preparação, untar um alguidar de barro não vidrado com banha ou manteiga. Colocar as cebolas e os alhos restantes no fundo. Juntar os pedaços de toucinho, os grãos de pimenta e o pau de canela.

Escorrer os pedaços de coelho e juntar ao alguidar. Regar com vinho sem cobrir totalmente a carne.

Colocar o alguidar no forno e ligar este a 200ºC. Deixar cozer até o coelho se paresentar bem dourado e cozido e o molho apurar (1h30-2h00). Se o molho secar, juntar pequenas quantidades de vinho. Quase no final da cozedura, virar a carne para que doure de todos os lados.

Desligar o forno e cobrir o alguidar com uma folha de alumínio alimentar. Deixar no forno apagado até ao dia seguinte. Servir bem quente, com fatias de pão rústico ou batatas cozidas, arroz, etc.

Ver também : Alcatra de carne


Fumado : Defumado
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top