quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

PostHeaderIcon Caldo Verde



O meu marido e eu somos fãs desta sopa portuguesíssima – quase um prato nacional - que tanto agrada aos mais velhos como aos mais jovens, aos habitantes do campo como aos das cidades. Caldo verde é bom, e pronto...! Existem ligeiras variantes de uma região do País para outra. Esta é a receita que costumo fazer em casa. Para saborear numa tigela de barro, junto à lareira...

Ingredientes para 4 pessoas

- azeite q.b.
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola picada
- 250 g de couve portuguesa ou galega cortada em tiras finíssimas
- 750 g de batatas cortadas em cubos
- sal & pimenta
- 180 g de chouriço de carne cortado em rodelas finas

Preparação

Aquecer 100 ml de azeite numa panela. Juntar a cebola e os alhos picados. Refogar até a cebola se apresentar macia e transparente, sem queimar.

Juntar os cubos de batata e envolver. Regar com 1,5 l de água quente e levar a ferver. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume médio por aproximadamente 20 minutos. Temperar com sal e pimenta.

Retirar a sopa do lume e triturar com o auxílio de uma varinha mágica ou de um liquidificador. Se a sopa parecer muito espessa, juntar mais um pouco de água. Colocar novamente a sopa ao lume e levar a ferver.

Adicionar as rodelas de chouriço e as tiras de couve. Cozinhar por mais 7-10 minutos. Rectificar os temperos e retirar a panela do lume. Regar com um fio de azeite e servir de imediato, acompanhando com broa de milho.

Pimenta : Pimenta do reino
Chouriço : Lingüiça portuguesa
Varinha mágica : Mixter
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top