segunda-feira, 4 de junho de 2007

PostHeaderIcon Pão de ló de Alfeizerão



Sexta-Feira fui passear até São Martinho do Porto - Estremadura, com o meu marido. Partindo da minha casa (Médio Tejo) e passando pela estrada nacional, veêm-se duas das maravilhas de Portugal: os mosteiros de Batalha e de Alcobaça. Quando chegamos a São Martinho do Porto, o ar estava quente e o céu límpido... Souberam-nos muito bem as bifanas e as cervejas tomadas no bar da praia, frente à belíssima baía... Aquela região tem muitos encantos. E um deles é... o famoso pão de ló, o melhor de Portugal - e por consequência do mundo, fabricado artesanalmente na aldeia próxima de Alfeizerão há mais de cinco gerações.



Eu bem gostaria de compartilhar a receita com vocês, mas está guardada a sete chaves, claro, como acontece com a maioria dos doces conventuais portugueses. O pão de ló original tal como é tradicionalmente feito na zona centro-oeste de Portugal foi inventado pelas religiosas de Alcobaça. O famoso pão de ló até chegou ao Japão no séc. XVI pela mão dos Jesuítas onde ainda hoje é o doce favorito dos Japoneses. Lá, chamam-lhe kasutera ou kastera, deformação do nome original do bolo: Castella (ver a versão japonesa da querida Akemi - Pecado da Gula).



Quando a ordem de Cister desapareceu, as freiras passaram a preciosa receita para uma família de Alfeizerão. Os primeiros pães de ló confeccionados fora dos conventos atingiram fama nacional quando a D. Amália Grilo os começou a vender para fora há mais de cem anos, por encomenda de famílias afidalgadas da região. É no Café Ferreira de Alfeizerão que se saboreia no entanto o genuíno pão de ló, confeccionado por descendentes directos da D. Amália Grilo. Podemos lá provar uma fatia do célebre bolo com um café ou levar um inteiro para casa, em tamanho pequeno, médio ou grande (preço : à partir de 3 €).

Não existem palavras para descrever o pão de ló de Alfeizerão: mais fofo, simples e saboroso não existe. Uma nuvem! E depois, há aquela surpresa de descobrir um coração cremoso e amarelinho no interior. Como se o doce tivesse sido confeccionado pelos próprios anjos... Simplesmente divinal!

Café Ferreira - Rua 25 de Abril, nº 215 - 2460-160 Alfeizerão - PORTUGAL
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top