domingo, 14 de fevereiro de 2010

PostHeaderIcon Doce de tamarilho com pimenta



No Dia dos Namorados, a receita só podia ser doce e apimentada... até porque foi o meu amor que fez esta compota maravilhosa com uns tamarilhos oferecidos pelo nosso amigo Paulo. O tamarilho - também conhecido em Portugal como tomate brasileiro ou tomate arbóreo - é um fruto tropical oriundo da América do Sul. Dá-se muito bem no clima ameno e húmido dos Açores e da Madeira, fazendo de Portugal o único país da Europa a comercializa-lo pois a árvore não suporta ser exposta a temperaturas negativas. O seu sabor agro e ácido relembra um pouco o do tomate verde. Resulta muito bem em saladas de frutas, chutneys, molhos agridoces, geleias, doces e compotas. Em casa, gostamos muito desta compota diferente a acompanhar pão torrado com manteiga açoriana. As minhas amigas terceirenses Teresa e Selma juntam-lhe também uma fatia de queijo amanteigado e acham a combinação divinal... Feliz Dia dos Namorados a quem me visita hoje !

Ingredientes para 1 kg de fruta

- 1 kg de tamarilhos maduros
- 1 kg de açúcar granulado
- 1 colher (chá) de pimenta de Sichuan* em grãos

* usei pimenta de Sichuan pois é uma das mais aromáticas, mas para um toque tipicamente açoriano, esta pode ser substituída por uma quantidade equivalente de pimenta da Jamaica em grãos.



Preparação

Lavar e secar os tamarilhos. Cortar os frutos em pedaços sem remover a pele nem as sementes. Coloca-los numa picadora ou num liquidificador e triturar até obter um puré grosso.

Transferir o puré de tamarilho para um tacho anti-aderente e juntar o açúcar. Misturar muito bem e aquecer em lume médio.

Cozinhar por aproximadamente 25-30 minutos, mexendo com frequência, até obter o ponto de estrada (ao passar a colher de pau no fundo do tacho, esta abre um sulco).

Entretanto, colocar os grãos de pimenta num almofariz. Pisar grosseiramente e envolver a pimenta ao doce no final da cozedura.

Distribuir o doce ainda quente por frascos previamente esterilizados. Fechar hermeticamente e reservar os frascos com a tampa virada para baixo até o doce arrefecer por completo.

Servir o doce com manteiga, bolachas tipo Maria ou Belgas, pão torrado e queijo amanteigado tipo Castelinhos, por exemplo.

Doce, compota : Geleia - Pimenta : Pimenta do reino - Picadora : Processador de alimentos - Almofariz : Pilão - Frasco : Vidro - Arrefecer : Esfriar
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top