terça-feira, 26 de janeiro de 2010

PostHeaderIcon Bolos Dª Amélia

Tal como Portugal continental, os Açores têm uma grande tradição de doçaria, com destaque para as ilhas Graciosa e Terceira onde abundam todos os tipos de queijadas, pastéis, covilhetes, bolinhos, etc. As pastelarias açorianas oferecem um leque enorme de tentações doces entra as quais o bolinho mais famoso da Terceira : o Dª Amélia - que em tempos remotos se chamava "indiano" por causa das especiarias que entram na sua composição. É um bolinho de milho de tez escura - coberto por açúcar em pó, com um aroma intenso a canela e mel de cana, cuja consistência densa derrete na boca. Uma perdição...! Ganhou o seu nome aquando da visita de Dª Amélia - última rainha de Portugal - à ilha Terceira. A augusta senhora gostou tanto que se rebaptizou o bolinho em sua honra. Uma receita tão boa quanto simples de fazer, que dedico à minha querida amiga Teresa e ao Ruizinho, seu filhote, assim como à minha sogra, grande amadora de doces tradicionais portugueses...



Ingredientes para +/- 24 unidades

- 250 g de farinha de milho amarela fina + um pouco para polvilhar
- 5 ovos + 4 gemas
- 500 g de açúcar granulado amarelo
- 1 colher (sobremesa) de canela moída*
- 2 colheres (sopa) de mel de cana**
- 225 g de manteiga com sal derretida + um pouco para untar
- 50 g de passas de uva
- 80 g de cidrão cristalizado (opcional)
- açúcar em pó q.b.

* há também quem junte uma pitada de noz-moscada moída
** ou, na falta deste, melaço



Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar generosamente forminhas de alumínio - tipo formas para empadas, pastéis de nata, etc. - com manteiga. Reservar.

Picar as passas de uva juntamente com o cidrão cristalizado. Colocar numa chávena e polvilhar com um pouquinho de farinha de milho. Envolver e reservar.

Bater os ovos inteiros com o açúcar até obter um preparado fofo e esbranquiçado. Juntar as gemas, continuando a bater. Adicionar a manteiga, batendo sempre.

Misturar a farinha com a canela e juntar ao preparado, mexendo bem até o preparado se apresentar homogéneo e sem grumos.

Envolver o mel de cana. Adicionar as passas de uva e o cidrão. Misturar muito bem. Distribuir a massa pelas forminhas até aos 9/10.

Levar ao forno - a 180ºC - por aproximadamente 35 minutos. Verificar a cozedura com um palito de madeira.

Retirar as formas do forno e deixar arrefecer por completo. Desenformar delicadamente, introduzindo uma lâmina fina entre as paredes das formas e os bolos. Polvilhar generosamente com açúcar em pó. Acompanhar com vinho doce dos Biscoitos, vinho da Madeira ou vinho do Porto, chá ou café.

Fonte : receita adaptada do livro Cozinha Açoriana, de Zita Lima - Everest Editora (Portugal)

Farinha de milho fina : Fubá - Passa de uva : Uva passa - Cidrão : Cidra - Açúcar em pó : Açúcar de confeiteiro - Arrefecer : Esfriar
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top