segunda-feira, 22 de junho de 2009

PostHeaderIcon Favas escoadas com molho de unha



A Terceira é conhecida nos Açores por ser a ilha sempre em festa. E posso testemunha-lo: é verdade. As Festas do Espírito Santo começam em Maio e duram até finais de Outubro. Durante esse período, há touradas de corda todos os dias, pois cada freguesia organiza as suas celebrações. No Verão, até pode haver mais de uma tourada por dia. São momentos de convívio muito agradáveis. Os moradores das ruas onde decorrem as touradas preparam enormes petiscadas nos seus pátios onde são convidados os amigos e os familiares. Para quem vem de fora apenas para ver os touros, existem as "roulotes" - ou tascas, onde se pode beber cerveja e comer bifanas excelentes. Seja nas casas particulares ou nas roulotes - assim como em todos os restaurantes que as propõem com as entradas, não podem faltar as favas escoadas, um dos petiscos mais populares dos Açores. Servem-se frias, em pratinhos, com palitos, tal como as azeitonas, os tremoços, etc. Pessoalmente, eu nem gosto muito de favas, mas assim, à moda da Terceira, posso devorar pires e pires delas. Também ficam óptimas a acompanhar peixe frito.


Tourada de corda na Terra Chã, ilha Terceira - Açores*

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 1 kg de favas descascadas
- 1 raminho de hortelã
- sal grosso

Molho

- 1 cebola picada finamente
- 1 ramo de salsa
- 50 ml de azeite
- 1 pitada de açafrão
- 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
- 1 colher (sobremesa) de massa de malagueta**
- 3 dentes de alho picados finamente
- sal

** na falta desta, 1 malagueta fresca picada

Preparação

Levar as favas a cozer juntamente com o raminho de hortelã em bastante água a ferver temperada de sal por aproximadamente 30-40 minutos, dependendo do tamanho das favas. Escorrer muito bem. Remover a hortelã.

Numa tigela grande, misturar a cebola picada com a salsa previamente picada, o azeite, o açafrão, o vinagre, a massa de malagueta, os alhos picados e sal à gosto.

Adicionar as favas cozidas e envolver muito bem. Cobrir com filme transparente e deixar tomar gosto no frigorífico de um dia para o outro.

Fonte : receita adaptada do livro Tesouro da Cozinha Regional Portuguesa, de Maria Odette Cortes Valente - Ed. Círculo de Leitores | Temas & Debates

* as touradas de corda não são cruéis para os touros. Os touros - quatro por tourada - não correm mais de 20 minutos e só o podem fazer de 15 em 15 dias. Além do mais, são fiscalizadas por um veterinário que examina cada animal após a festa.


Ramo : Maço - Frigorífico : Geladeira
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top