segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

PostHeaderIcon Tajine de frango com azeitonas e espinafres



Um "tajine" é um prato marroquino muito aromático - mais especificamente um estufado, cozinhado num recipiente de barro típico. Existem tajines de todos os tipos: de carne, de peixe, de ovos ou de legumes. Gosto tanto de tajines que até trouxe comigo o tal recipiente de Paris - onde vive uma importante comunidade oriunda de África do Norte, da última vez que lá estive, em Junho. Mas qualquer tacho de barro ou caçarola serve. Uma receita simples e deliciosa...

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 dentes de alho picados finamente
- 2 cebolas picadas finamente
- sumo de 1 limão
- 1 kg de espinafres frescos
- 200 g de azeitonas verdes, pretas ou roxas
- 1 frango cortado em 8 pedaços
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 1 ramo de cheiros*
- 1 colher (sopa) de concentrado de tomate
- 1 boa pitada de cominhos moídos
- 1 boa pitada de malagueta seca moída
- sal & pimenta moída na altura

* 1 haste de tomilho, 1 haste de alecrim, 1 tira de rama verde de alho-francês, 1 folha de louro, atadas com fio de cozinho

Preparação

Arranjar os espinafres, guardando unicamente as folhas e as pontas mais tenras. Lavar e deixar escorrer.

Aquecer metade do azeite num recipiente próprio para tajine (ou numa panela ou caçarola de barro). Juntar as cebolas, os alhos, os pedaços de frango e o ramo de cheiros. Refogar em lume médio por 10 minutos, até dourar.

Temperar com sal e pimenta. Cobrir com água e levar a ferver. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por 40-45 minutos.

Diluir o concentrado de tomate juntamente com os cominhos, a malagueta moída e um pouco de sal em 150 ml de água quente. Reservar.

Aquecer o azeite restante numa frigideira anti-aderente. Saltear os espinafres em lume forte até as folhas começarem a murchar. Adicionar as azeitonas e o sumo de limão. Regar com o preparado anterior. Baixar o lume e cozinhar em lume brando por 5 minutos.

Retirar o ramo de cheiros da panela. Juntar o preparado de espinafres e azeitonas. Cozinhar por mais 5 minutos. Rectificar os temperos e servir de seguida, com couscous.

Fonte : receita adaptada do livro Secrets de Tajine, de Julia Manzat (Ed. SAEP)

Sumo : Suco - Ramo de cheiros : Buquê garni - Concentrado de tomate : Extrato de tomate - Pimenta : Pimenta do reino - Alho-francês : Alho-porró - Fio de cozinha : Barbante
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top