terça-feira, 30 de janeiro de 2007

PostHeaderIcon Iscas com elas



Geralmente, detesto tudo o que é línguas, corações, rins, etc. Agora fígado, até não desgosto, se estiver bem preparado. Descobri as iscas de porco (com "elas", que são as batatas cozidas) quando trabalhava em Lisboa. Nunca faltavam nas ementas das tasquinhas dos bairros populares. Um dia, resolvi provar. E achei muito bom. Só que nunca me tinha antes atrevido a prepará-las em casa, porque não gosto muito de mexer neste tipo de carnes. E o cheiro que têm também não é lá grande coisa... Mas apeteceu-me comer iscas à lisboeta e pronto...! Pedi que me cortassem o fígado em fatias bem fininhas (iscas) no talho. Quanto ao cheiro, desapareceu totalmente com a marinada... Adoramos!

Ingredientes para 4 pessoas

- 500 g de fígado de porco cortado em fatias finíssimas
- 3 colheres (sopa) de banha de porco (ou azeite)
- 4 dentes de alho fatiados finamente
- 1 folha de louro
- 1 raminho de salsa
- 1 dl de vinho branco
- 1 dl de vinagre
- sal & pimenta
- 800 g de batatas

Preparação

Colocar as iscas num prato fundo. Juntar o vinho branco, o vinagre, as fatias de alho e a folha de louro. Temperar com sal e pimenta. Misturar muito bem e cobrir com película transparente. Deixar a marinar no frigorífico de um dia para o outro.

No dia da confecção, lavar muito bem as batatas. Levá-las a cozer com a pele em água a ferver temperada com sal.

Aquecer a banha numa frigideira. Escorrer as iscas (reservar a marinada) e levá-las a dourar dos dois lados na gordura. Regar com a marinada e deixar reduzir um pouco.

Escorrer as batatas e descascá-las. Cortar em rodelas ou em cubos. Colocar as batatas num prato de servir e polvilhá-las com a salsa previamente picada. Juntar as iscas e regar com o molho da frigideira. Servir de seguida.

Ramo : Maço
Frigorífico : Geladeira

dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top