quinta-feira, 2 de março de 2006

PostHeaderIcon Beringelas recheadas à Ilha da Córsega



A Córsega é uma ilha francesa do Mar Meditêrraneo, com uma cultura e tradições muito peculiares, próximas das italianas ou das gregas. Cria-se lá um porco preto bastante parecido com o nosso porco alentejano e que produz charcutarias suculentas. Os queijos, de sabor forte e rústico, são outras das especialidades da Córsega. Com os excelentes produtos que também temos em Portugal, é fácil reproduzir esta saborosa receita.

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 beringelas grandes
- 150 g de presunto serrano (ou melhor: Pata Negra)
- 1 fatia grossa de bacon fumado
- 50 g de queijo da Ilha ralado
- 3-4 folhas de manjericão cortadas em pedacinhos
- 1 mão cheia de miolo de pão demolhado em leite
- 2 dentes de alho picados
- 1 pé grande de salsa
- 2 colheres (sopa) de azeite
- sal & pimenta

Preparação

Escaldar as beringelas em água temperada de sal durante 3-4 minutos, sem as descascar. Escorrer. Pré-aquecer o forno a 190ºC.

Cortar as beringelas em metades, no sentido do comprimento. Remover a polpa com o auxílio de uma colher. Picar a polpa com o presunto, o bacon, o alho e a salsa. Transferir a preparação para uma tigela funda.

Incorporar o miolo de pão previamente escorrido, o manjericão, o azeite e o queijo ralado. Temperar com sal (não muito: as charcutarias tendo já bastante sal) e pimenta. Misturar muito bem para ligar os ingredientes.

Rechear as metades de beringela com a preparação, apertando bem para o recheio não se esfarelar durante a cozedura. Transferir as beringelas para um tabuleiro untado com um pouco de azeite. Cozinhar no forno durante 30-35 minutos. Servir de seguida.
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top