segunda-feira, 14 de junho de 2010

PostHeaderIcon Leite Creme de Alfazema

Andava para fazer esta combinação há já algum tempo, desde que experimentei o leite creme de tomilho. É curioso como o leite-creme se torna uma sobremesa versátil apenas pela substituição de aromas: limão, laranja, tomilho, alfazema, louro, cidreira, as variantes são imensas e saborosas.
E não pensem que isto são modernices de chefes de cozinha. Quando contei à minha avó esta minha experiência, ela surpreendentemente me disse que já na aldeia do meu avô lhe tinham sugerido esta junção!E olhem que quem sugeriu foi alguém sem qualquer tipo de conhecimento e "cultura"" gastronómica. Afinal, para quem acha que os chefes só têm ideias malucas, parece que aprenderam tudo com o nosso povo!

Ingredientes para 6 pessoas:

500 ml de leite meio-gordo
100gr de açúcar
4 gemas
4 flores de alfazema
20gr de farinha Maisena (Amido de Milho)
açúcar para queimar o leite-creme

Preparação:

Levar o leite a ferver com as flores de alfazema dentro de um coador de chá e deixar depois em infusão durante 1 hora.
Numa taça, misturar bem o açúcar com a farinha e as gemas.
Adicionar depois, pouco a pouco o leite, mexendo sempre. Coar a mistura para um tacho e levar novamente ao lume, sem parar de mexer, até engrossar.
Distribuir o leite-creme pelas tacinhas e deixar arrefecer.
Na altura de servir polvilhar as tacinhas com o açúcar e queimar com o maçarico de cozinha. Servir de imediato.

Bom Apetite! dddd
domingo, 13 de junho de 2010

PostHeaderIcon Morcela com Ananás

Começamos a semana com um novo petisco. Desta vez uma combinação pouco usual mas bastante saborosa de morcela com ananás que vi, há já algum tempo, no "Tertúlia de Sabores" da simpática Moira. A receita foi mais uma adaptação do que uma réplica, mas mesmo assim resultou muito bem!!
Foi uma óptima solução para acabar com meia morcela e umas rodelas de abacaxi que andavam no frigorífico.

Ingredientes:

1/2 morcela da beira
4 rodelas de abacaxi fresco
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de açúcar

Preparação:

Corte o anaás em pedaços e a morcela em rodelas. Numa frigideira anti-aderente coloque a morcela e deixe-a cozinhar até ficar torradinha de ambos os lados. Retire e reserve. Limpe a frigideira com papel absorvente e coloque o azeite e o açúcar, Deixe aquecer e junte o ananás em pedaços e deixe caramelizar.
Sobre cada pedaço de ananás coloque uma rodela de morcela. Sirva como petisco ou aperitivo antes de um jantar.

Bom Apetite! dddd
sábado, 12 de junho de 2010

PostHeaderIcon Salada de fruta das Ilhas Portuguesas



A salada de fruta é provavelmente uma das sobremesas mais comuns e apreciadas em Portugal, sobretudo no Verão, quando o calor aperta. É uma sobremesa simples e sem segredos mas que resulta sempre muito bem se for confeccionada com fruta fresca de qualidade, como foi o caso desta. A maioria dos ingredientes provem do meu jardim - nêsperas, lima, hortelã, morangos silvestres. Os restantes foram todos cultivados na região dos Açores, como o Ananás de São Miguel ou ainda os kiwis e bananas da Terceira. O meu modo de fazer...

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 1/2 ananás dos Açores pequeno
- 8 nêsperas
- 4 bananas pequenas, açorianas ou madeirenses
- 2-3 kiwis
- 1 mão cheia de morangos silvestres
- sumo de 1 lima
- 4-5 folhas de hortelã fresca cortadas em tiras

Calda

- 1/2 litro de água
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 1 pau de canela
- 3-4 grãos de pimenta da Jamaica, inteiros
- 1 pedaço de anis estrelado
- 1 fio de vinho branco

Preparação

Colocar a água, o açúcar, o pau de canela, os grãos de pimenta e o anis estrelado num tacho pequeno. Cobrir com a água e levar ao lume.

Aquecer em lume médio-forte, mexendo sempre até obter um xarope leve. Retirar do lume e juntar o vinho branco. Reservar.

Cortar o ananás em rodelas. Descascar e eliminar os olhos. Cortar a polpa de ananás em cubos pequenos e colocar estes numa tigela grande.

Descascar os kiwis e corta-los em rodelas. Lavar as nêsperas; corta-las em quartos no sentido longitudinal, eliminando os caroços. Juntar as rodelas de kiwi e os quartos de nêspera à tigela.

Descascar as bananas e corta-las em rodelas. Juntar também as bananas à tigela e rega-las com o sumo de lima. Adicionar os morangos silvestres e as tiras de hortelã.

Regar a fruta com a calda e deixar arrefecer por completo. Cobrir a tigela com filme transparente e reservar no frigorífico até ao momento de servir.

Ananás : Abacaxi - Sumo : Suco - Frigorífico : Geladeira
dddd
sexta-feira, 11 de junho de 2010

PostHeaderIcon Tarte de cogumelos com roquefort



Neste momento, tanto a minha cozinha como o blog funcionam à meio gás, pois ando bastante ocupada - e entusiasmada também - com os ensaios para a marcha onde vou sair pela ocasião das Sanjoaninas de Angra do Heroísmo. As refeições têm sido rápidas e práticas, ultimamente. E vão provavelmente continuar assim até dia 23 de Junho. Quando chego à casa depois das 23h00, gosto por exemplo de encontrar uma boa fatia de tarte salgada ou de quiche à minha espera, pois acontece muitas vezes eu nem sequer ter tempo para jantar...

Ingredientes para 6 pessoas

- 1 rolo de massa quebrada de compra ou caseira
- 1 colher (sopa) de pão ralado
- 2 cebolas picadas finamente
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 100 g de alho-francês cortado em meias-luas finas
- 200 g de cogumelos frescos tipo champignon, fatiados
- 5 ovos
- 200 ml de natas light
- 100 g de queijo ralado em fios (São Jorge, ilha, emmental...)
- 100 g de queijo roquefort* cortado em cubos pequenos
- 1 colher (sopa) de cebolinho picado
- sal & pimenta moída no momento

* ou outro queijo azul à gosto como stilton, gorgonzola, swedish blue...

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar uma tarteira com uma folha de papel vegetal e depois com a massa quebrada. Reservar no frigorífico.

Refogar as cebolas picadas e as meias-luas de alho-francês na manteiga derretida até os vegetais se apresentarem macios.

Juntar os cogumelos fatiados e saltear até ficarem dourados e o líquido evaporar quase por completo. Temperar com sal e pimenta. Retirar do lume.

Polvilhar a massa com o pão ralado. Espalhar o preparado anterior por cima. Reservar.

Bater os ovos com as natas, sal, pimenta e o cebolinho picado. Verter a mistura sobre o preparado de cogumelos.

Polvilhar com o queijo ralado e distribuir os cubos de roquefort pela tarte. Levar ao forno - a 180ºC - por aproximadamente 25-30 minutos, ou até a massa e o recheio se apresentarem firmes e dourados.

Retirar a tarte do forno e deixar repousar por 7 minutos antes de desenformar e fatiar. Servir a tarte quente, morna ou fria, com salada a acompanhar.

Fonte : receita ligeiramente adaptada da revista Mulher Moderna na Cozinha nº13 (Portugal)

Tarte : Torta - Pão ralado : Farinha de rosca - Alho-francês : Alho-poró - Natas : Creme de leite - Pimenta : Pimenta do reino - Frigorífico : Geladeira - Papel vegetal : Papel manteiga
dddd
quinta-feira, 10 de junho de 2010

PostHeaderIcon Pica-Pau de Porco

Agora, com as festas dos santos populares, o mundial de futebol e, esperemos, o calor, apetecem petiscos simples e saborosos que reúnam todos à volta da mesa. Este pica-pau é um perfeito exemplo!
Bom fim de semana!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 bifanas ou bifes de cachaço pequenos
azeite
2 dentes de alho
1 folhinha de louro
1/2 malagueta fresca
sal e pimenta q.b.
1 colher de sobremesa de molho inglês
100ml de cerveja

Preparação:

Corte a carne em pequenas tiras e pique os dentes de alho. Leve ao lume o azeite com o alho e o louro e assim que começar a queres fritar junte a carne e deixe saltear. Tempere de sal e pimenta, acrescente a malagueta cortada fininha, o molho inglês e a cerveja e deixe a carne cozinhar e o molho apurar.
Sirva com fatias de pão fresco ou torrado para embeber no molho.

Bom Apetite! dddd
quarta-feira, 9 de junho de 2010

PostHeaderIcon Hamburguer em Pão de Azeitonas com Maionese de Caril

Hoje não trago propriamente uma receita, mas sim uma sugestão para um jantar ligeiro, ideal para um dia feriado, como o de hoje. Espero que gostem!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 hamburguers (eu uso caseiros)
4 colheres de sopa de maionese
1 colher de chá de caril
1 cebola roxa
2 folhas de alface
1 toamte chucha
2 pães de azeitonas

Preparação:

Comece por cozinhar os hamburguers: grelhe-os ou frite-os conforme o seu gosto pessoal.
Entretanto corte o tomate e a cebola em rodelas e lave bem as folhas de alface. Misture a maionese com o pó de caril e barre generosamente os pãezinhos de azeitonas. Cubra depois com a alface e sobre esta coloque o hamburguer, depois as rodelas de tomate e finalize com a cebola.
Sirva com uma salada verde ou para os mais gulosos umas batatinhas fritas.

Bom Apetite! dddd
terça-feira, 8 de junho de 2010

PostHeaderIcon Sorvete de Limão

A máquina de gelados cá de casa não tem tido descanso. Entre algumas repetições e recriações, surgiu desta vez um refrescante sorvete de limão! Um dos meus favoritos desta temporada!

Ingredientes:

500ml de água
1 limão
200gr de açúcar

Preparação:

Leve a água ao lume com o açúcar e com uma casquinha de limão e deixe ferver cerca de 5 minutos em lume brando. Retire e deixe arrefecer.
Entretanto rale o restos da casca de limão e depois esprema-o aproveitando o sumo.
Junte o sumo e a raspa de limão à calda de açúcar e coloque depois a mistura na máquina de gelados. Cerca de 30 minutos depois terá o sorvete pronto a colocar numa caixa hermética. Guarde no congelador até servir.
Se não tiver uma máquina de gelados coloque a mistura no congelador e passado uma hora, com a ajuda de um garfo, esmague e bata os cristais de gelo que entretanto se formaram. Repita esta operação até a mistura ter a textura de um gelado. Guarde depois numa caixa hermética até servir.

Bom Apetite! dddd
segunda-feira, 7 de junho de 2010

PostHeaderIcon Croquetes de Batata da Avó Cila

Quando a Mafalda Pinto Leite me convidou para participar na rubrica do "Blogger do Mês", do seu blogue "Dias com Mafalda", não foi muito díficil decidir qual a receita a escolher. Teria que ser uma receita de família, daquelas que cresceram comigo, e que me fizeram aquilo que sou. Sim, porque se gosto de cozinhar, se tenho algum jeito para a cozinha, as únicas responsáveis são a minha mãe e a minha avó, com quem aprendi tudo o que sei.
Não foi difícil, portanto, decidir que receita partilhar. E ainda bem que a Mafalda também gostou desta ideia. E já agora, obrigada pelo convite. É com muito orgulho que participo no blogue de alguém que tanto admiro.

Ingredientes para 2 pessoas:

4 batatas médias
1 ovo
Sal e pimenta q.b
1 colher de sobremesa de manteiga
1 pitada de Noz moscada
Farinha
Óleo para fritar

Preparação:

Descasque as batatas, corte-as em pedaços e leve-as a cozer em água temperada de sal. Assim que estiverem cozidas escorra-as e passe-as pelo passe-vite até ficarem em puré. Junte a gema de ovo e a manteiga e misture bem. Rectifique de sal e tempere com um pouco de pimenta e noz moscada.
Deixe arrefecer um pouco e tenda bolinhas com o puré. Passe-as depois por farinha e pela clara de ovo ligeiramente batida com um garfo e leve a fritar em óleo abundante.
Estes croquetes são deliciosos a acompanhar carnes assadas ou comidas simples, como um aperitivo.

Bom Apetite! dddd
domingo, 6 de junho de 2010

PostHeaderIcon Açorda Alentejana de Alho e Coentros com Ovo Escalfado

Para começar bem a semana, uma açorda alentejana (ou sopa, como alguns lhe chamam). Incrível como se conseguiram criar coisas tão boas e saborosas com uma escassez tão grande de recursos. Alimentar-me a pão e água? Parece-me bem, desde que seja no Alentejo!

Ingredientes para 2 pessoas:

azeite
3 dentes de alho
1 raminho de coentros
2 fatias de pão alentejano (de preferência com alguns dias e cortado fino)
sal q.b.
2 ovos
água

Preparação:

Num almofariz esmague os dentes de alho com sal e com metade dos coentros.
Leve uma panela ao lume com azeite e junte a mistura de sal, coentros e alho e deixe fritar um pouco sem deixar queimar. Acrescente depois cerca de 600ml de água e deixe levantar fervura. Rectifique de sal e cuidadosamente abra os ovos para dentro deste caldo. Junte os restantes coentros picados grosseiramente e deixe ferver em lume brando até os ovos estarem cozinhados.
Divida as fatias de pão pelos pratos de sopa e cubra com o caldo fervente e com o ovo.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Vitela à jardineira



Os legumes frescos nunca sabem tão bem como na Primavera, época do ano em que são abundantes e mais saborosos. Uma clássica carne guisada à jardineira é sempre uma boa maneira de desfrutar da variedade e da frescura que nos oferece a estação...

Ingredientes para 4 pessoas

- 600 g de carne de vitela cortada em cubos
- sal & pimenta moída no momento
- 1 cebola picada finamente
- 2 dentes de alho picados finamente
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 150 g de polpa de tomate
- 150 ml de vinho branco seco
- 1 folha de louro
- 200 g de batatas cortadas em cubos
- 2 cenouras grandes cortadas em rodelas
- 400 g de feijão-verde cortado em pedaços
- salsa fresca picada q.b.

Preparação

Aquecer o azeite numa panela. Refogar a cebola picada com os alhos até a cebola se apresentar macia e transparente. Juntar a polpa de tomate e o vinho branco. Refogar mais um pouco.

Adicionar os cubos de carne e a folha de louro. Envolver e cozinhar em lume médio-forte por 7 minutos. Temperar com sal e pimenta.

Baixar o lume e cobrir com uma tampa. Deixar cozer em lume brando até a carne ficar bem tenra - aproximadamente 1h45-2h00. Se isso for necessário, acrescentar um pouquinho de água durante a cozedura para o molho não secar. Rectificar os temperos.

Juntar os cubos de batata, as rodelas de cenoura e os pedaços de feijão-verde à carne. Misturar. Se isso for necessário, adicionar um pouco de água quente para a cozedura dos legumes e levar a ferver. Rectificar os temperos.

Baixar o lume e cobrir com a tampa. Cozinhar até os legumes ficarem cozidos mas ainda ligeiramente firmes e o molho estar apurado. Retirar a panela do lume e polvilhar com salsa picada. Servir de seguida.

Fonte : receita adaptada da revista Saúde à Mesa nº26 (Portugal)

Pimenta : Pimenta do reino
Feijão-verde : Vagem
dddd
sábado, 5 de junho de 2010

PostHeaderIcon Sopa de curgete com espinafres



Uma sopa nutritiva e saudável, com uma cor bonita e um sabor muito agradável...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 cebola grande, picada finamente
- 100 g de alho-francês, cortado em meias-luas finas
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 400 g de batatas cortadas em cubos
- 400 g de curgetes, cortadas em cubos pequenos
- 1,3 l de caldo de legumes
- 1/2 molho de espinafres
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Arranjar os espinafres, reservando unicamente as folhas e as pontas mais tenras. Lavar e deixar escorrer.

Aquecer o azeite num tacho grande. Refogar a cebola picada juntamente com as meias-luas de alho-francês até os vegetais começarem a ficar tenros.

Adicionar as batatas e 2/3 dos cubos de curgete. Envolver e refogar por mais 2-3 minutos, mexendo.

Regar com o caldo de legumes e levar a ferver. Baixar o lume e cozinhar por 20-25 minutos, ou até os legumes ficarem cozidos.

Retirar a sopa do lume e deixar amornar um pouco. Triturar a sopa com um liquidificador ou uma varinha mágica até obter um aveludado homogéneo.

Voltar a colocar a sopa ao lume. Rectificar os temperos. Juntar os cubos de curgete restantes e os espinafres. Deixar fervilhar por 5-7 minutos.

Distribuir a sopa por tigelas ou pratos fundos. Polvilhar com um pouco de pimenta moída no momento et servir de seguida.

Fonte : receita ligeiramente adaptada da revista Saúde à Mesa nº26 (Portugal)

Curgete : Abobrinha - Alho-francês : Alho-poró - Molho : Maço - Pimenta : Pimenta do reino - Varinha mágica : Mixer
dddd
sexta-feira, 4 de junho de 2010

PostHeaderIcon Frango assado com salada à francesa



Adoro um frango assado na perfeição : bem tostado mas tenro e suculento. Este ficou simplesmente delicioso. Um clássico do qual nunca me canso...

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 1 frango grande
- 1 dente de alho esmagado
- 2 hastes de tomilho fresco
- 2-3 hastes grandes de salsa
- 1 tira grande de casca de limão
- 90 g de manteiga amolecida
- sal & pimenta moída no momento
- 3 colheres (sopa) de salsa picada
- 250 ml de caldo de galinha

Salada

- 300 g de folhas de alface
- 125 ml de azeite
- 1 dente de alho pequeno, espremido
- 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
- 1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
- 1/2 colher (chá) de açúcar
- sal & pimenta moída no momento



Preparação

Pré-aquecer o forno a 190ºC.

Secar impecavelmente o frango por dentro e por fora com papel absorvente. Descartar as pontas das asas com uma faca bem afiada.

Temperar o frango por dentro com sal e pimenta. Colocar o dente de alho esmagado, o tomilho, as hastes de salsa, o pedaço de casca de limão e 30 g de manteiga no interior do frango.

Atar o frango em toda a volta com fio de cozinha. Atar também as patas.

Misturar a manteiga restante com sal, pimenta e a salsa picada até obter uma pasta homogénea. Barrar integralmente o frango com o preparado.

Despejar o caldo de galinha para uma assadeira. Dispor uma grelha por cima da assadeira. Colocar o frango sobre a grelha, de lado. Levar a assar no forno por 20 minutos.

Virar o frango do outro lado e pincela-lo com o molho de cozedura. Deixar assar por 20 minutos.

Virar o frango com o peito para cima e pincelar com o próprio molho. Deixar assar até o frango se apresentar bem tenro e dourado, pincelando de 15 em 15 minutos com o próprio molho.

Entretanto, colocar o azeite, o vinagre, o alho espremido, a mostarda, sal e pimenta num frasco. Fechar hermeticamente e sacudir até o vinagrete ficar bem emulsionado. Reservar.

Retirar o frango do forno. Verter o molho do interior para dentro da assadeira. Transferir o frango para um prato, de lado, e cobrir com alumínio alimentar. Deixar repousar por 10 minutos.

Filtrar o molho de cozedura e verter este para um tacho pequeno. Colocar ao lume e deixar reduzir um pouco. Rectificar os temperos. Juntar uma colher (sopa) do molho ao vinagrete. Fechar o frasco e agitar para misturar.

Cortar o frango em pedaços e transferir para uma travessa. Regar com o molho do assado. Colocar as folhas de alface numa saladeira e temperar com o vinagrete. Servir de seguida.

Fonte : receita adaptada do livro Cozinha Francesa - Parragon Books (Portugal)

Pimenta : Pimenta do reino - Fio de cozinha : Barbante - Papel absorvente : Papel toalha - Frasco : Vidro
dddd
quinta-feira, 3 de junho de 2010

PostHeaderIcon Folhadinhos de Salsicha

Acho que não deve haver ninguém que não saiba fazer estes simples folhadinhos. São optimos para levar para um piquenique, indispensáveis em festas infantis e quase não há quem lhes consiga resistir.
Aqui ficam, como sugestão para, quem sabe, fazerem um piquenique neste fim de semana!

Ingredientes:

32 salsichas cocktail
1 base de massa folhada pronta a usar (usei redonda)
1 gema para pincelar

Preparação:

Desenrole a massa folhada e corte-a em 32 partes iguais - o que se torna muito simples usando uma base redonda: vá cortando a massa em quartos até ficar com 32 mini-fatias.
Na extremidade mais larga de cada fatia coloque a salsicha e enrole até à parte mais fina. Continue até esgotar todos os ingredientes.
Coloque depois os folhadinhos num tabuleiro forrado com papel vegetal e pincele com um pouco de gema de ovo.
Leve a forno quente (180ºC) cerca de 20 minutos até estarem folhados e dourados.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Salada de batatas assadas



Esta salada simples e saborosa é um acompanhamento perfeito para os grelhados do Verão...

Ingredientes para 4 pessoas

- 500 g de batatinhas novas com a pele
- 2 colheres (sopa) de alcaparras
- 1 colher (sopa) de rama de funcho (ou aneto, endro), picada
- 1 dente de alho picado finamente
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- 100 g de maionese
- 1 fio de azeite
- sumo de 1/2 limão
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Lavar e escovar muito bem as batatas sob água fria corrente, sem descascar. Escorrer e secar.

Colocar as batatas numa assadeira. Juntar um pouquinho de sal grosso e regar com o azeite. Levar ao forno por aproximadamente 30 minutos, ou até as batatas se apresentarem cozidas mas ainda firmes.

Entretanto, lavar, escorrer e picar as alcaparras. Reservar.

Retirar a assadeira do forno e cortar as batatas em metades, sem descascar. Transferir para uma saladeira.

Juntar as alcaparras picadas, a rama de funcho, a salsa, o alho picado, a maionese e o sumo de limão. Temperar com sal e pimenta. Misturar muito bem até as batatas ficarem bem revestidas de tempero.

Servir a salada morna ou à temperatura ambiente.

Fonte : receita adaptada da revista Blue Cooking nº45 (Portugal)

Aneto, endro : Dill - Sumo : Suco - Pimenta : Pimenta do reino
dddd
quarta-feira, 2 de junho de 2010

PostHeaderIcon Sopa de Pêssego e Espumante

No ultimo jantar "Sábado a 6", não foi só a entrada de camarão que foi preparada segundo uma receita do Chef Henrique Sá Pessoa. A sobremesa também teve a mesma origem, e foi outro sucesso à mesa.
Mais importante ainda, foi muito fácil de fazer, o que prova que é possível recriar em casa (algumas) receitas de autor.

Ingredientes para 6 pessoas:
(adaptado de "Entre Pratos" - Henrique Sá Pessoa, pág. 26)

1 lata de pêssego em calda
200ml de espumante
1 pau de canela
2 cravinhos
2 raminhos de hortelã
3 colheres de sopa de natas frescas
125g de framboesas frescas
sorbet de maçã (ou outro à escolha)

Preparação:

Colocar os pêssegos e a calda numa panela e juntar o espumante, a canela e os cravinhos. Levar a ferver em lume brando cerca de 15 minutos, até os pêssegos ficarem bem cozidos. Retirar do lume, juntar a hortelã e deixar ficar em infusão durante cerca de 30 minutos.
Tirar as especiarias e a hortelã e triturar tudo com a varinha mágica. Deixar arrefecer bem no frigorífico.
Juntar as natas e voltar a passar com a varinha mágica.
Para servir, colocar a sopa de pêssegos num prato de sopa, e, ao centro colocar uma bola de sorbet de maçã. Rodear com as framboesas e decorar com umas folhinhas de hortelã fresca.
Servir de imediato.

Bom Apetite! dddd
terça-feira, 1 de junho de 2010

PostHeaderIcon Borrego com Ervilhas e Caril

Eu sei que as ervilhas não são consensuais. Nem o borrego. E muito menos o caril. Mas cá em casa são 3 ingredientes muito apreciados, e já há algum tempo que tinha surgido a ideia de os juntar. Este fim-de-semana foi a altura ideal! Ficou de comer e chorar por mais - para quem gosta, claro está!

Ingredientes para 2 pessoas:

500gr de borrego partido em pedaços pequenos
600gr de ervilhas
1 cebola
1 folha de louro
100ml de vinho branco
sal e pimenta q.b.
1 raminho de hortelã
1 colher de sopa de pó de caril
azeite

Preparação:

Pique a cebola e leve-a ao lume num tacho com azeite. Assim que a cebola começar a dourar, junte o pó de caril e a folha de louro e deixe fritar um pouco. Junte depois um pouco de vinho branco e deixe formar uma pasta. Acrescente depois o borrego em pedaços e envolva-o bem na mistura de caril. Acrescente depois um pouco de água, até cobrir a carne e tempere de sal e pimenta. Deixe cozinhar em lume brando até a carne estar cozinhada
Acrescente depois as ervilhas (e se necessário mais água) e o raminho de hortelã e deixe cozinhar até as ervilhas estarem macias.
Sirva com arroz branco ou com batata cozida.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Lombinhos recheados com espinafres



Este prato é tão saboroso quanto bonito. O recheio de espinafres faz com que a carne fique muito tenra e macia. Delicioso e original.

Ingredientes para 4 pessoas

- 800 g de lombinhos de porco limpos de gorduras
- 1 molho de espinafres
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 2 dentes de alho picados finamente
- 2 dentes de alho esmagados
- 400 g de chalotas francesas descascadas
- 50 ml de azeite
- 100 ml de vinho branco seco
- 1 folha de louro
- 4 tomates pequenos cortados em metades
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Pré-aquecer o forno a 190ºC.

Arranjar os espinafres, guardando apenas as folhas e as pontas mais tenras. Lavar e escorrer muito bem. Picar grosseiramente os espinafres.

Aquecer a manteiga juntamente com os alhos picados. Adicionar os espinafres e saltear em lume forte até não restar líquido na frigideira, mexendo constantemente. Temperar com sal e pimenta. Retirar do lume e reservar.

Abrir cada lombinho no sentido longitudinal com uma faca bem afiada, formando um livro. Espalmar ligeiramente com um martelo de cozinha ou um rolo da massa.

Espalhar os espinafres pelos lombinhos. Enrolar e atar os lombinhos em toda a volta com fio de cozinha, apertando bem para o recheio ficar fechado no interior.

Colocar os lombinhos numa assadeira. Distribuir as chalotas inteiras à volta da carne. Juntar os alhos esmagados e a folha de louro. Regar tudo com o azeite e o vinho branco. Temperar com sal e pimenta.

Levar ao forno por 30 minutos, a 190ºC, regando com o próprio molho de 10 em 10 minutos (se isso for necessário, acrescentar mais um pouco de vinho branco ou de água para o molho não secar). 15 minutos antes do final da cozedura, adicionar as metades de tomates à assadeira.

Retirar a assadeira do forno. Eliminar o fio de cozinha e fatiar os lombinhos. Servir de seguida, acompanhando com as chalotas, os tomates e o molho de cozedura.

Fonte : receita adaptada da revista Mulher Moderna na Cozinha nº13 (Portugal)

Chalota : Echalote - Pimenta : Pimenta do reino - Fio de cozinha : Barbante
dddd
segunda-feira, 31 de maio de 2010

PostHeaderIcon Camarões no Forno

Na sexta-feira houve novo jantar comunitário. Entre os ingredientes distribuídos, alguém ficou responsável por levar uns camarões para prepararmos para a entrada. Como o mote destes jantares é serem informais, simples e despreocupados (tão despreocupados que nos esquecemos de fazer o arroz para acompanhar o frango...), nada melhor do que os preparar no forno. Mais simples era impossível. E ficaram muito bons.

Ingredientes:

1kg de camarão congelado calibre 20/30
6 dentes de alho
1 folha de louro
2 malaguetas secas
sal q.b.
1 cerveja mini

Preparação:

Depois do camarão descongelado, cortar-lhe as barbas com a ajuda de uma tesoura. Colocar depois o camarão num tabuleiro de ir ao forno e temperar com sal, a folha de louro partida em pedaços, os dentes de alho bem picadinhos e as malaguetas cortadas.
Regar com a cerveja e levar a forno quente (200ºC) até os camarões ficarem rosados e o molho apurado.
Servir como entrada ou petisco com pão torrado.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Creme de Legumes com Hortelã

A hortelã é uma das minhas ervas aromáticas preferidas, e das poucas que consigo ter na minha varanda, sem correr o risco de a deixar morrer ao fim de algumas semanas.
Utilizo-a para imensas coisas, desde sobremesas, bebidas, no arroz de pato, com borrego, na canja de galinha, para decorar... e desta vez lembrei-me de a colocar num simples creme de legumes e deixar que o seu aroma o perfumasse. Não me enganei. Combinou lindamente.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 courgette
1 cebola
1 cenoura grande
1 alho francês
sal q.b.
azeite
1 raminho de hortelã

Preparação:

Lave os legumes. Descasque a courgette e a cenoura e corte-a em cubinhos. Corte o alho francês em rodelas e a cebola em meias luas.
Numa panela coloque um pouco de azeite e salteie os legumes. Acrescente depois água a ferver até os cobrir completamente e tempere com um pouco de sal e com o raminho de hortelã.
Assim que os legumes estiverem macios retire a hortelã e com a varinha mágica triture os legumes de modo a a obter uma sopa cremosa. Acrescente mais água ou sal se necessário e deixe voltar a ferver.
Sirva em tacinhas decorada com hortelã fresca.

Bom Apetite! dddd
domingo, 30 de maio de 2010

PostHeaderIcon Moelas guisadas



Com o cheirinho à festas - Sanjoaninas, Santos Populares... - a pairar no ar, sabem bem petiscos tradicionais como estas moelas tenras tão típicas da nossa gastronomia popular...!

Ingredientes para 3-4 pessoas

- 500 g de moelas
- 1 folha de louro
- 3-4 grãos de pimenta preta inteiros
- 100 ml de azeite
- 1 cebola picada finamente
- 2 dentes de alho picados finamente
- 2 tomates maduros (sem pele nem sementes), picados
- 1 colher (chá) de concentrado de tomate
- umas gotas de molho de piri-piri
- 200 ml de vinho branco seco
- sal & pimenta moída no momento
- 1 pitada de cominhos moídos

Preparação

Arranjar e lavar as moelas. Corta-las em pedaços e coloca-las num tacho, juntamente com a folha de louro, os grãos de pimenta e um pouco de sal.

Cobrir com água e levar a ferver. Baixar o lume e cozinhar em lume médio-brando até as moelas se apresentarem tenras e cozidas (35-45 minutos ou 20 minutos na panela de presssão). Escorrer muito bem as moelas. Descartar a folha de louro e os grãos de pimenta. Reservar.

Aquecer o azeite num tacho. Refogar a cebola e os alhos picados até ficarem moles. Juntar os tomates picados e as moelas cozidas. Misturar.

Adicionar o concentrado de tomate e umas gotas de piri-piri. Temperar com sal, pimenta e os cominhos. Envolver e regar com o vinho branco. Levar a ferver e baixar o lume.

Cozinhar em lume brando por 20-25 minutos, ou até as moelas ficarem muito tenras e o molho apurar, mexendo de vez em quando.

Transferir as moelas para um prato fundo e servir de seguida. Acompanhar com fatias de pão de milho ou batatas fritas às rodelas.

Pimenta : Pimenta do reino - Concentrado de tomate : Extrato de tomate - Molho de piri-piri : Molho de pimenta
dddd
sexta-feira, 28 de maio de 2010

PostHeaderIcon Sorvete de Maçã

Poucas coisas serão tão simples de preparar como este sorvete. Além disso é pobre em gordura e ideal para dietas vegan. A questão do açúcar poderá ficar resolvida com a substituição por frutose ou outro substituto de açúcar.
Uma sugestão para o fim-de-semana na esperança de conseguirmos espantar a chuva e trazer (definitivamente) o calor de volta!

Ingredientes:

4 maçãs
sumo de 1 limão
500ml de água
200gr de açúcar

Preparação:

Leve a água ao lume com o açúcar e deixe ferver cerca de 10 minutos. Acrescente depois o sumo de limão e deixe arrefecer.
Entretanto descasque, corte as maçãs em pedaços e coza-a até ficar macia. Escorra depois a maçã e triture-a com a varinha mágica juntando-a depois à calda de açúcar e limão. Deixe arrefecer.
Coloque depois a mistura na máquina de gelados e, cerca de 30 minutos depois terá o sorvete pronto a colocar numa caixa hermética. Guarde no congelador até servir.
Se não tiver uma máquina de gelados coloque a mistura no congelador e passado uma hora, com a ajuda de um garfo, esmague e bata os cristais de gelo que entretanto se formaram. Repita esta operação até a mistura ter a textura de um gelado. Guarde depois numa caixa hermética até servir.

Bom Apetite! dddd
quinta-feira, 27 de maio de 2010

PostHeaderIcon Tarte de nêsperas



No Domingo passado, o nosso amigo José Adelino veio à casa cozinhar-nos a sua famosa feijoada. Resolvi fazer esta tarte leve e fresca para a sobremesa, já que o delicioso prato principal - bem abastado em carnes e enchidos - não era dos mais leves (em breve, publicarei a receita da feijoada). Passamos um Domingo inesquecível no jardim a comer, beber, rir e conversar. Obrigada, queridos José Adelino, Rúben, Dina e Mena...!

Ingredientes para 6 pessoas

- 1 rolo de massa areada de compra
- feijão seco ou arroz cru q.b.

Recheio

- 200 g de queijo fresco para barrar (cream cheese), tipo Philadelphia ou Valformoso
- 2 iogurtes naturais
- 3 folhas de gelatina neutra
- 4 colheres (sopa) de mel
- 1 colher (sopa) de raspa de casca de limão

Cobertura

- 800 g de nêsperas
- 100 g de açúcar
- 2 colheres (sopa) de água
- 2 folhas de gelatina neutra

Preparação

Pre-aquecer o forno a 180ºC. Forrar uma tarteira com uma folha de papel vegetal e depois com a massa areada. Picar o fundo com os dentes de um garfo.

Cobrir integralmente a massa com uma folha de alumínio alimentar e espalhar feijão seco ou arroz no fundo.

Levar ao forno - a 180ºC - por 15 minutos. Descartar o feijão seco e a folha de alumínio. Levar ao forno por mais 5 minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer.

Demolhar 3 folhas de gelatina em água fria. Escorrer muito bem, espremendo as folhas de gelatina com as mãos. Levar a derreter em banho-maria, sem deixar ferver.

Bater o queijo fresco em creme com os iogurtes, o mel e a raspa de limão. Incorporar as folhas de gelatina derretidas, mexendo bem até dissolverem por completo no creme.

Espalhar o creme pela massa cozida e deixar repousar no frigorífico até solidificar.

Entretanto, lavar e arranjar as nêsperas. Corta-las em metades no sentido longitudinal e remover os caroços.

Colocar as metades de nêsperas num tacho, juntamente com o açúcar e a água. Cobrir com uma tampa e levar ao lume. Cozinhar em lume médio-brando por 15-20 minutos.

Demolhar as duas folhas de gelatina restantes em água fria. Espremer muito bem com as mãos e juntar ao preparado de nêsperas ainda quente. Envolver até a gelatina dissolver por completo.

Dispor as metades de nêsperas de forma harmoniosa sobre o recheio da tarte. Cobrir com um pouco da calda do tacho e deixar arrefecer. Levar novamente a tarte ao frigorífico até solidificar.

Retirar a tarte do frigorífico 10-15 minutos antes de servir e cortar em fatias.

Fonte : receita adaptada da revista Saúde à Mesa nº16 (Portugal)

Tarte : Torta - Papel vegetal : Papel manteiga - Frigorífico : Geladeira - Arrefecer : Esfriar
dddd

PostHeaderIcon Camarão salteado em Azeite de Baunilha com Chutney de Ananás e Chili

Em primeiro lugar tenho de esclarecer uma coisa: esta é uma receita do Chef Henrique Sá Pessoa, e foi outra das receitas que fez sucesso no ultimo workshop na Quinta S. Luiz.
Com o calor do ultimo fim de semana, seria a entrada ideal para servir no nosso jantar "Sábado a 6". E não me enganei. Os "hummm" que se fizeram ouvir foram mais que esclarecedores acerca da apreciação final do prato!

Ingredientes para 6 pessoas:
(Receita do chef Henrique Sá Pessoa)

1 kg de camarão 20/30 (cru)
1 vagem de baunilha
1 abacaxi
1 malagueta vermelha "chili"
100ml de azeite
1 molho de coentros
100gr de açúcar
200ml de água
2 talos de lemongrass (na falta deste usar erva principe ou limonete)
1 pedaço de raíz de gengibre
sal q.b.

Preparação:

Descasque os camarões, retire a tripa e reserve.
Aqueça o azeite com a vagem de baunilha aberta ao meio e com as sementes raspadas, tendo o cuidado para não ferver, e reserve.
Descasque o abacaxi e corte-o em cubos pequenos com cerca de 0,5cm.
Faça uma calda com a água, o açúcar, o gengibre, a malagueta cortada ao meio e sem sementes, os talos do lemongrass ou erva principe e os talos dos coentros, deixando ferver tudo cerca de 5 minutos. Coe o caldo e junte o ananás deixando marinar no mínimo 30 minutos (eu deixar ficar a marinar durante cerca de 8 horas)
Escorra o ananás da calda e junte-lhe as folhas de ecoentros picadas.
Numa frigideira aqueça bem o azeite de baunilha e salteie os camarões previamente temperados com um pouco de sal.
Para servir pode optar por empratar individualmente, colocando no centro de um parto um pouco de ananás, dispondo os camarões por cima e regando com um pouco de azeite de baunilha, ou empratar tudo num prato grande (a minha opção) colocando o ananás com os coentros por baixo e dispondo os camarões regados com o azeite de baunilha por cima.
Sirva de imediato.

Bom Apetite! dddd
quarta-feira, 26 de maio de 2010

PostHeaderIcon Pimentos de Padrón

Para dar início a um jantar "Sábado a 6", resolvi preparar uns pequenos aperitivos para irmos comendo na varanda para aproveitar o calor e o sol que ainda se faziam sentir. Fiz uma mistura mexicano - espanhola, entre guacamole e pimentos de Padrón, daqueles que "uns pican, outros no". Uma boa maneira de começar a noite....

Ingredientes:

200gr de pimentos de Padrón
2 colheres de sopa de azeite
flôr de sal

Preparação:

Lave os pimentos e seque-os bem com papel de cozinha.
Entretanto leve uma frigideira ao lume com azeite e deixe aquecer. Junte os pimentos e deixe-os cozinhar mexendo de vez em quando, até começarem a murchar e a ficarem escuros, como se os estivesse a assar na brasa., o que demorará cerca de 15 minutos.
Retire para um prato e salpique com um pouco de flôr de sal.
Sirva de imediato e cuidado com os que picam.

Bom Apetite! dddd
terça-feira, 25 de maio de 2010

PostHeaderIcon Sopa de feijão, vegetais, bacon e alho



Apesar do tempo já estar quente, gosto muito de comer sopa de vez em quando. E ainda por cima, esta - de inspiração italiana, tem aromas que lembram o Verão. Simples e deliciosa...

Ingredientes para 4 pessoas

- 225 g de fatias finas de bacon, cortadas em tiras pequenas
- 1 cenoura grande cortada em rodelas finas
- 1 pau de aipo cortado em pedaços pequenos
- 1 cebola picada finamente
- 1 colher (sopa) de azeite
- 3 dentes de alho fatiados finamente
- 1 l de caldo de galinha
- 200 g de tomates de conserva picados
- 1 colher (café) rasa de tomilho seco
- 1 colher (café) rasa de mangericão seco
- 400 g de feijão branco de conserva, lavado e escorrido
- 1 colher (sopa) de pasta de tomate seco ou de concentrado de tomate
- sal & pimenta moída no momento
- 1 pitada de açúcar
- 1 mão mal cheia de massas de pequeno formato (usei fusilli pequeno)
- queijo ralado em fios (opcional)

Preparação

Aquecer o azeite num tacho. Juntar as tiras de bacon e a cebola picada. Refogar até a cebola começar a amolecer, mexendo sempre. Adicionar os alhos fatiados e refogar por mais 1-2 minutos, continuando de mexer.

Juntar as rodelas de cenoura, os pedaços de aipo e os tomates picados com a respectiva calda. Envolver e cobrir com uma tampa. Cozinhar em lume brando até os vegetais começarem a ficar tenros.

Adicionar a pasta de tomate seco, o feijão e as ervas secas. Misturar muito bem e regar com o caldo. Levar a ferver e baixar o lume.

Cozinhar por aproximadamente 15 minutos, mexendo de vez em quando. Temperar com o açúcar, sal e pimenta. Juntar a massa e cozinhar até ficar cozida "al dente".

Retirar a sopa do lume e distribuir por pratos fundos ou tigelas. Guarnecer eventualmente com um pouquinho de queijo ralado e servir de seguida.

Fonte : receita adaptada do livro Cozinha Rápida - Parragon Books (Portugal)

Aipo : Salsão - Concentrado de tomate : Extrato de tomate - Pimenta : Pimenta do reino - Massa : Macarrão
dddd
segunda-feira, 24 de maio de 2010

PostHeaderIcon Problema com bebidas...


Clicar na imagem* para ampliar

:-)) !

Hoje, é o Dia dos Açores. Aproveito para desejar um feriado lindo a todos os Açorianos que me visitam.

*Agradecimentos : Malou

dddd

PostHeaderIcon Cataplana de Raia

Foi um radiante fim-de-semana de sol e calor este que passou. Por isso nada melhor do que fazer almoços na varanda, jantares de amigos cheios que coisas frescas e refrescantes, churrascos em boa companhia e aproveitar, aproveitar muito o sol, o calor e estes bons momentos! Até porque meus amigos, achuva está para voltar!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 asas de raia
1 cebola
1 pimento verde
1 tomate maduro (ou 1 lata pequena de tomate pelado)
1 raminho de coentros
sal
1 malagueta
100ml de vinho branco
azeite q.b.
8 batatinhas novas

Preparação:

No fundo cacataplana (na falta desta num tacho que feche bem) coloque a cebola cortada em rodelas. Coloque depois as asas de raia, o pimento em tiras e o tomate cortado em pedaços. Tempere com sal, a malagueta em pedacinhos, o ramo de coentros e regue com o vinho branco e o azeite.
Feche a cataplana e deixe cozinhar cerca de 20 minutos em lume brando.
Entretanto coza as batatinhas em água temperada de sal.
Junte as batatinhas já cozidas à cataplana e sirva de imediato.

Bom Apetite! dddd
sábado, 22 de maio de 2010

PostHeaderIcon Feijão-verde com batata à portuguesa



Um acompanhamento simples e muito saboroso para assados ou grelhados, sejam estes de carne ou de peixe...

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola picada finamente
- 4 dentes de alho picados finamente
- 1 colher (sopa) de salsa fresca picada
- 2 folhas de louro
- 350 g de feijão-verde, arranjado e cortado em pedaços
- 750 g de batatas cortadas em pedaços
- 20 g de manteiga
- 250 ml de caldo de legumes
- orégãos secos ou frescos q.b.
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Aquecer o azeite e refogar a cebola picada até alourar. Juntar os alhos picados, a salsa e as folhas de louro. Refogar por mais 1-2 minutos.

Adicionar os pedaços de feijão-verde e de batata. Temperar com sal e pimenta. Envolver. Juntar a manteiga e caldo em quantidade suficiente para cobrir os legumes.

Deixar levantar fervura em lume forte. Baixar ligeiramente o lume e cobrir com uma tampa. Cozinhar por aproximadamente 20 minutos, ou até as batatas se apresentarem cozidas mas ainda firmes.

Retirar do lume e deixar repousar por 5 minutos, com a tampa. Rectificar os temperos e polvilhar com um pouquinho de orégãos. Servir de seguida.

Fonte : receita adaptada do livro Sabores e Cozinha * Ao Encontro de Portugal, de Tessa Kiros - Ed. D.K. Civilização (Portugal)

Feijão-verde : Vagem - Orégão : Orégano - Pimenta : Pimenta do reino
dddd
sexta-feira, 21 de maio de 2010

PostHeaderIcon Bolo de Maçã

Apesar do calor infernal dos ultimos dias, não fui capaz de resistir a ligar o forno para preparar este bolo, que, apesar de aparentemente não ter nada de especial, é daqueles bolos deliciosos, optimos para lanches e pequenos almoços saborosos.
Uma sugestão: façam-no esta noite, quando o calor não é tão forte, e no sábado de manhã tomem um pequeno almoço de novela, com direito a bolo e tudo!
Bom fim-de-semana!

Ingredientes:
(adaptado de "Chocolate&Zucchini" de Clotilde Dusoulier, pág.173)
(chávena utilizada com capacidade de 230ml)

1/2 chávena de manteiga
1/2 chávena de farinha
3/4 chávena de açúcar
1 colher de chá de fermento
uma pitada de sal
3 maçãs
2 ovos
canela para polvilhar

Preparação:

Bata os ovos com o açúcar. Misture depois a farinha, o fermento e o sal envolvendo bem. Derreta a manteiga e misture-a no preparado anterior.
Descasque as maçãs, retire-lhes o caroço e corte-as em 8 pedaços iguais. Barre uma forma de bolo inglês com manteiga, polvilhe com farinha e coloque os pedaços de maçã no fundo, cobrindo depois com a mistura dos ovos.
Leve a forno quente (180ºC) durante cerca de 40 minutos ou até o bolo estar dourado escuro. (Veja se está cozido utilizando o teste do palito!)
Retire do forno e deixe arrefecer dentro da forma alguns minutos antes de desenformar para o parto de servir.
Polvilhe-o depois com canela.

Bom Apetite! dddd
quinta-feira, 20 de maio de 2010

PostHeaderIcon Salada de curgetes, espinafres e frango



Uma salada diferente, fresca e completa, ideal nestes dias de calor. Para servir como prato principal, na mesa da varanda ou do jardim...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1/4 chávena* de azeite + uma colher (sopa)
- 1/4 chávena de sumo de limão
- sal & pimenta moída no momento
- 500 g de curgetes cortadas em rodelas finas
- 500 g de peitos de frango sem pele nem ossos
- 200 g de folhas de espinafres
- 1/2 cebola roxa cortada em meias-luas finas
- 3/4 chávena de miolo de noz grosseiramente picado
- 1/4 chávena de queijo parmesão ralado (usei queijo São Jorge)
- 1/4 chávena de folhas de hortelã fresca grosseiramente picadas

* 1 chávena (xícara, cup) => um volume de 240 ml

Preparação

Numa tigela grande, bater 1/4 chávena de azeite com o sumo de limão, sal e pimenta. Juntar as rodelas de curgete e envolver muito bem. Reservar.

Aquecer o azeite restante numa frigideira anti-aderente ampla. Temperar os peitos de frango com sal e pimenta. Cozinhar os peitos de frango de ambos os lados no azeite até se apresentarem bem cozidos e dourados. Retirar os peitos de frango da frigideira e fatia-los finamente.

Adicionar as fatias de frango à tigela das curgetes, assim como as folhas de espinafres e as meias-luas de cebola.

Polvilhar com as nozes picadas, o queijo ralado e a hortelã. Misturar delicadamente e servir de seguida.

Fonte : receita adaptada do livro Everyday Food * Great Food Fast, de Martha Stewart - Clarkson Potter Publishers (E.U.A.)

Curgete : Abobrinha - Sumo : Suco - Pimenta : Pimenta do reino
dddd

PostHeaderIcon Perninhas de Frango Tailandesas

Hoje partilho aqui uma receita do ultimo workshop na Quinta S. Luiz, desta vez, sobre o tema "Sabores do Oriente". Estas perninhas são muito saborosas e simples de preparar, com uma fusão de temperos que nos transportam realmente para o Oriente. Um cheirinho do que foi o workshop e, quem sabe deixar o bichinho para participarem num próximo!
E fica assim assinalado o nosso primeiro jantar na varanda, numa noite que parecia de autêntico verão!

Ingredientes para 2 pessoas:

6 perninhas de frango
0,7dl de molho de soja
0,7dl de óleo de sésamo
1 colher de sopa de mel
20gr de raiz de gengibre e ralado
azeite
1 malagueta seca
sal q.b.
molho sweet chilli para servir
coentros frescos picados

Preparação:

Limpar as perninhas de gorduras mas mantendo a pele. Misturar todos os ingredientes e introduzir as perninhas de frango nesta marinada deixando repousar algumas horas. Escorrer da marinada e fritar as perninhas no azeite a pela ficar bem dourada.
Colocar num tabuleiro que possa ir ao forno e regar com a marinada. Levar a forno quente (180ºC) até acabar de cozinhar.
Depois de prontas polvilhar com coentros picados e servir com molho sweet chilli e arroz de açafrão.

Bom Apetite! dddd
quarta-feira, 19 de maio de 2010

PostHeaderIcon Bolo de ananás à moda de São Miguel



Bolo de ananás é provavelmente daqueles doces que toda a gente já fez pelo menos uma vez na vida, geralmente com ananás de conserva. Mas já algum vez tentou a experiência com ananás fresco...? E se o ananás for açoriano, então, este bolo clássico pode ficar excepcional! A massa fofa, bem amanteigada e húmida combina na perfeição com o sabor do ananás fresco. Uma receita deliciosa para repetir muitas vezes, sem dúvida.

Ingredientes para 6 pessoas

- 350 g de açúcar
- 1 ananás dos Açores com aproximadamente 650 g
- 4 ovos (claras e gemas separadas)
- 200 g de manteiga com sal, amolecida + um pouco para untar
- 200 g de farinha + um pouco para polvilhar
- 1 colher (chá) de fermento em pó



Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma redonda com manteiga e polvilhar com farinha (ou forrar com papel vegetal). Reservar.

Preparar o caramelo, aquecendo 115 g de açúcar num tacho anti-aderente, em lume médio. Juntar umas colheradas de água. Quando o açúcar começar a derreter, inclinar a panela e rodar, sem mexer, para o açúcar não cristalizar. Continuar a aquecer e a rodar até o açúcar derreter por completo e obter um caramelo dourado, sem deixar queimar.

Deitar o caramelo para a forma, inclinado esta e fazendo rodar até o fundo e as paredes ficarem bem revestidos. Reservar.

Cortar o ananás em 9-10 rodelas de 1 cm de espessura. Remover cuidadosamente a casca e os olhos, assim como o centro de cada fatia. Dispor as rodelas em rosácea no fundo da forma, sobrepondo-as harmoniosamente em camadas até esgotarem. Reservar.

Bater muito bem a manteiga com o açúcar restante. Juntar as gemas e a farinha previamente misturada com o fermento. Misturar muito bem até obter uma espécie de areia grossa.

Bater as claras em castelo firme e incorpora-las delicadamente ao preparado anterior, levantando a massa de baixo para cima com uma espátula ou uma colher de pau, sem bater.

Transferir a massa para a forma. Bater com a forma contra a bancada para que a massa fique bem espalhada.

Levar ao forno por 45-50 minutos, a 180ºC, ou até o bolo se apresentar crescido e bem dourado. Verificar a cozedura do bolo com um palito ou uma lâmina fina (atenção, pois este bolo fica húmido).

Retirar o bolo do forno e deixa-lo amornar. Passar uma lâmina fina entre o bolo e as paredes da forma. Desenformar, colocando um prato raso sobre a forma e virando o conjunto com um movimento rápido. Retirar delicadamente a forma. Servir o bolo morno ou à temperatura ambiente.

Fonte : receita adaptada do livro Sabores e Cozinha * Ao Encontro de Portugal, de Tessa Kiros - Ed. D.K. Civilização (Portugal)

Ananás : Abacaxi - Papel vegetal : Papel manteiga - Claras em castelo : Claras em neve
dddd

PostHeaderIcon Creme de Ervilhas

Sendo eu uma apaixonada por ervilhas, como é que era possível nunca me ter lembrado de fazer um creme de ervilhas? Eu sei que uma experiência passada de uma sopa fria de ervilhas e iogurte que eu gostei muito, mas que deixou o M. mal disposto me manteve afastada de voltar a experimentar. Mas agora, em plena epoca das ervilhas, e com tantos cremes de ervilhas por essa blogosfera fora, foi inevitável não experimentar.
Usei ervilhas congeladas, mas ficará ainda melhor se utilizarem ervilhas frescas da época!

Ingredientes para 4 pessoas:

400gr de ervilhas congeladas
água
1 cebola grande
1 dente de alho
sal q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Descasque a cebola e pique-a juntamente com o dente de alho. Leve a refogar numa panela com o azeite. Acrescente depois as ervilhas, tempere de sal e cubra com água a ferver. Deixe cozinhar em lume brando até as ervilhas estarem bem cozidas.
Com a varinha mágica reduza a sopa a um puré fino, acrescentando mais água e sal se necessário. Deixe levantar fervura e sirva.
Se a sua varinha mágica ou liquidificador não for suficientemente potente, poderá ficar com algumas cascas das ervilhas pouco desfeitas. Se não gostar de as sentir, passe a sopa por um coador chinês, descartando as cascas que ficarem.

Bom Apetite! dddd
terça-feira, 18 de maio de 2010

PostHeaderIcon Salsichas enroladas em folhas de couve



Mais conhecido pelo nome de "salsicha com lombardo", este prato clássico da culinária familiar portuguesa é sem dúvida a melhor maneira de conseguir fazer comer couve à crianças e maridos renitentes. Não tem segredos. É simples, reconfortante, saboroso e geralmente apreciado por todos. O meu modo de prepara-lo.

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 6 salsichas frescas para churrasco tipo toscanas
- 6 folhas de couve, tipo repolho ou lombarda
- sal & pimenta moída no momento
- 1 cebola picada finamente
- 4 dentes de alho picados finamente
- 100 ml de azeite
- 1 lata pequena de tomate picado (+/- 400 g)
- 200 ml de vinho branco seco
- 1 pitada de açúcar



Preparação

Mergulhar as salsichas por 5 minutos em água a ferver temperada de sal. Retirar as salsichas do tacho e deixar escorrer.

Escaldar as folhas de couve na mesma água a ferver por 3 minutos. Retirar as folhas de couve do tacho e passa-las debaixo de água fria corrente. Deixar escorrer.

Aquecer o azeite numa caçarola ampla de saltear anti-aderente. Refogar a cebola e os alhos picados até alourarem ligeiramente.

Juntar o tomate picado com a respectiva calda, assim como o açúcar. Cozinhar até apurar um pouco, mexendo sempre. Regar com o vinho branco e deixar fervilhar por 2 minutos.

Entretanto, enrolar cada salsicha numa folha de couve. Juntar os rolos ao preparado anterior. Adicionar água suficiente para que os rolos fiquem cobertos até aos 2/3.

Temperar com sal e pimenta. Cobrir e baixar o lume para médio-baixo. Cozinhar por 25-30 minutos, virando delicadamente os rolos com uma pinça a meio da cozedura.

Retirar a caçarola do lume e servir de seguida, acompanhando com batatinhas douradas ou batatas fritas.

Fonte : receita adaptada da revista Mariana Culinária nº24 (Portugal)

Salsicha fresca : Lingüiça calabresa - Pimenta : Pimenta do reino
dddd

Blog Archive

back to top