quarta-feira, 7 de outubro de 2009

PostHeaderIcon Iogurte de araçá



O araçaleiro - o araçazeiro - é uma bonita árvore tropical oriunda da floresta amazónica, muito comum nos arquipélagos dos Açores e da Madeira - e até em zonas litorais de Portugal continental de clima mais ameno. Os araçaleiros proliferam literalmente no meu quintal e estão neste momento a dar muitos frutos. Vermelhos ou amarelos - mas existe também uma variedade de tom roxo escuro, os araçás têm um sabor ligeiramente ácido que se pode comparar ao da goiaba. Gosto de os comer ao natural, mas também se prestam à preparação de sobremesas. Na ilha Terceira, a mais simples e a mais popular é o "iogurte" de araçá. Foi a minha amiga Teresa P. que me deu a provar o tal iogurte pela primeira vez e adorei pois é uma sobremesa não só saborosa como fresca, leve e saudável. Aliás, já a reproduzi em casa...



Ingredientes

- araçás vermelhos e/ou amarelos
- leite gordo ou meio-gordo*
- açúcar branco granulado

* não convém usar leite magro

Preparação

Lavar e secar os araçás. Eliminar as pontas dos frutos e corta-los em rodelas finas.

Dispor uma camada de rodelas de araçá no fundo de uma tacinha de sobremesa. Polvilhar com um pouco de açúcar. Recomeçar o processo até a taça ficar cheia, mas sem chegar até à borda, terminando com açúcar.

Regar com leite até a ultima camada de rodelas de araçá ficar submersa. Reservar as taças no frigorífico durante pelo menos 24 horas. Servir bem fresco.

Nota : o teor elevado de pectina natural contida nos araçás - combinada com o açúcar - é que vai gelificar o leite, dando-lhe a consistência e o sabor de iogurte cremoso. Quanto mais tempo se deixar o preparado a repousar, mais este apresentará uma textura consistente e aveludada - sendo o tempo ideal de repouso de 48 horas ou mais, apesar do "iogurte" ficar bom em apenas 24 horas.





Leite gordo : Leite integral - Frigorífico : Geladeira, refrigerador
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top