quarta-feira, 28 de outubro de 2009

PostHeaderIcon Azeitonas temperadas



Nos Açores, só se produzem azeitonas na freguesia do Porto Martins - ilha Terceira. Umas raridades obtidas à custo de muito trabalho, amor e dedicação, e no entanto preciosas como jóias. São pretas, conservadas em água do mar e deliciosas degustadas ao natural. É praticamente impossível encontrar essas azeitonas maravilhosas - consideradas entre as melhores de Portugal - à venda fora da ilha. Na falta de frutos excepcionais, podemos fazer milagres com um frasco de azeitonas correntes comprado no supermercado, temperando-as simplesmente com alho e alecrim...

Ingredientes

- 200 g de azeitonas*
- 50 ml de azeite
- 4 dentes de alho esmagados
- 1 haste de alecrim

* pretas, verdes ou roxas. Ou uma mistura de todas, descaroçadas ou não

Preparação

Escorrer as azeitonas e lava-las sob água fria corrente. Escorrer novamente e secar.

Aquecer o azeite juntamente com os dentes de alho esmagados em lume brando. Adicionar as azeitonas e cozinhar em lume brando por 10 minutos, mexendo de vez em quando (o alho não deve queimar). Juntar o alecrim e envolver.

Transferir as azeitonas, os alhos e o alecrim para uma tigela com o auxílio de uma escumadeira. Deixar arrefecer por completo.

Cobrir com filme transparente e deixar tomar gosto no frigorífico durante umas horas - ou de um dia para o outro. Retirar as azeitonas do frigorífico 10-15 minutos antes de servir. Acompanhar com pão rústico.

Arrefecer : Esfriar - Frasco : Vidro - Frigorífico : Geladeira, refrigerador dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top