sábado, 27 de dezembro de 2008

PostHeaderIcon Frango à Procurador



Cá estou eu de volta em directo da minha cozinha da ilha Terceira...! Antes de mais nada, agradeço muito, muito, muito todas as queridas mensagens deixadas no blog e na minha caixa de correio electrónico para me desejar um feliz Natal e uma boa mudança. Peço imensa desculpa por não ter ainda retribuido, pois o meu computador continua desmontado e encaixotado - neste momento, estou a usar um que me foi gentilmente emprestado. Correu tudo lindamente; os nossos cães e gatos chegaram bem e estão a adaptar-se da melhor maneira à casa nova (e nós também, claro...!). Quanto ao Natal - passado em casa de grandes amigos nossos terceirenses, foi um dos mais bonitos que passei até hoje na minha vida. A cozinha só funciona à meio gás, pois ainda estamos naquela fase transitória da mudança, com armários quase vazios, poucos ingredientes à mão, frigorífico pequeno e electro-domésticos à faltar, mas lá nos vamos aguentado até ficar tudo pronto. Tenho cozinhado coisas tão básicas que nem merecem publicação no bistrot... Todavia, aqui vai o nosso almoço de hoje, inspirado no livro Cozinha tradicional da ilha Terceira - Augusto Gomes (Ed. Tabacaria Angra). Julgo que a receita original é preparada com uma galinha inteira, mas como só tinha umas sobrecoxas de frango em casa, adaptei-a um pouco. Um prato muito simples, é verdade. Mas também muito saboroso! Prometo voltar a postar logo que for possível...

Ingredientes para 4 pessoas

- 8 sobrecoxas de frango do campo ou de galinha tipo caseira
- 1 colher (sopa) de óleo vegetal
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 cebola inteira descascada
- 1 boa pitada de açafrão
- 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
- 2 copos de arroz
- sal

Preparação

Aquecer o óleo num tacho. Juntar os pedaços de frango e dourar muito bem de todos os lados.

Cobrir com água quente e temperar com sal. Adicionar a cebola inteira, o vinagre, metade da manteiga e o açafrão. Levar a ferver e baixar o lume. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por 40-45 minutos.

Entretanto, pré-aquecer o forno à 180ºC.

Retirar os pedaços de frango do tacho com uma escumadeira e colocar no centro de uma assadeira. Barrar a carne com a manteiga restante e reservar.

Acrescentar água suficiente ao tacho onde cozeu o frango até perfazer 5 copos de líquido (2 vezes e meia o volume do arroz). Levar a ferver e rectificar o tempero.

Juntar o arroz e cobrir com uma tampa. Deixar fervilhar em lume brando até o arroz ficar cozido "al dente".

Distribuir o arroz e o caldo deste à volta dos pedaços de frango, na assadeira. Levar ao forno por aproximadamente 30 minutos - à 180ºC, ou até o frango e o arroz se apresentarem tostados. Retirar do forno e servir de seguida, acompanhando com salada mista.

Ver também : Arroz de frango à beirã / Arroz de frango no forno

dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top