segunda-feira, 26 de outubro de 2009

PostHeaderIcon Pudim de maracujá



Maracujá - que atinge o seu melhor nesta época do ano - é um fruto muito comum em todo o arquipélago dos Açores (e na Madeira também), apesar da maior produção provir da ilha de São Miguel onde é explorado de várias formas em licores, sumos, compotas, bolos e pudins. Esta é apenas uma variação entre muitas das receitas existentes - com mais ou menos ovos, leite, etc. Um pudim realmente delicioso, com um sabor tropical muito agradável...

Ingredientes para 8-10 pessoas

Caramelo

- 200 g de açúcar
- 1 colher (sopa) de licor de maracujá (ou aguardente velha, brandy...)

Pudim

- 750 ml de leite
- 1 lata de leite condensado (+/- 400 ml)
- 7 ovos ligeiramente batidos
- 100 g de açúcar
- 15 g de açúcar baunilhado
- polpa de 8 maracujás (com as sementes) => +/- 150 g

Preparação

Preparar o caramelo: colocar o açúcar num tacho de fundo espesso. Aquecer em lume médio e juntar algumas colheres (sopa) de água. Mexer até o açúcar começar a derreter. Aumentar o lume e parar de mexer para que o caramelo não cristalize. Deixar ferver até escurecer. Adicionar o licor e retirar o tacho do lume. Barrar uma forma grande* com o caramelo e reservar.

Preparar um banho-maria e coloca-lo no forno. Pré-aquecer o forno a 160ºC.

Aquecer o leite até começar a ferver. Retirar do lume e envolver o leite condensado. Reservar.

Bater delicadamente os ovos com o açúcar e o açúcar baunilhado sem deixar que o preparado se torne espumoso. Deitar uma colher (sopa) de leite no preparado de ovos e misturar. Deitar mais uma colherada de leite e envolver. Juntar o restante leite e a polpa de maracujá. Envolver muito bem.

Transferir o preparado para a forma e colocar esta dentro do banho-maria, no forno. Cozinhar a 160ºC durante 1 hora ou até o pudim se apresentar firme e cozido.

Deixar arrefecer por completo e cobrir com filme transparente. Reservar no frigorífico de um dia para o outro.

Para desenformar, colocar um prato grande sobre a forma e virar com um movimento rápido. Retirar delicadamente a forma. Servir bem fresco.

* usei uma bonita forma de silicone que me foi gentilmente oferecida pela firma francesa Moldéo, mas na receita original, o pudim é feito numa forma redonda com buraco, muito mais prática.

Fonte : receita adaptada do livro Sabores e Cozinha * Ao Encontro de Portugal, de Tessa Kiros - Ed. DK Civilização


Aguardente : Pinga - Arrefecer : Esfriar - Sumo : Suco
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top