domingo, 23 de março de 2008

PostHeaderIcon Pequenos Fraisiers



O fraisier - nome que tira a sua raiz da palavra fraise (morango) - é um bolo tradicional da pastelaria fina francesa. Costuma aparecer sempre que há um aniversário ou qualquer outra coisa para ser celebrada, como a Páscoa, por exemplo. É o meu bolo festivo favorito entre todos, pois relembra-me a minha infância parisiense. Além do mais é MUITO bom e bonito. Também é o preferido do meu marido. Como o João fazia anos dia 19 de Março passado, resolvi presenteá-lo com uma versão mini de fraisier. Deliciámos-nos, pois ficou tal e qual como nos lembrávamos. A elaboração do bolo pode parecer complicada, mas não o é, bem pelo contrário. Basta um pouco de organização e aros metálicos para a montagem. Usei pequenos para confeccionar fraisiers individuais, mas claro que se pode usar apenas um grande, seguindo exactamente a mesma técnica. Experimente e prepare-se para receber uma chuva de elogios...!

Ingredientes para 6 pessoas

Creme mousseline

- 6 gemas
- 100 g de açúcar
- 1/2 l de leite
- 1 vagem de baunilha
- 50 g de amido de milho (maizena)
- 250 g de manteiga sem sal
- 1 colher (sopa) de aguardente
- açúcar em pó q.b.

Massa

- 6 ovos (gemas e claras separadas)
- 150 g de farinha de trigo
- 150 g de açúcar

Calda

- 50 ml de água
- 75 g de açúcar
- 1 cálice de aguardente

- 100 g de massapão cor de rosa
- 500 g de morangos lavados, arranjados e cortados em metades
- açúcar em pó q.b.

Preparação

1 - Preparar o creme: abrir a vagem de baunilha ao meio no sentido longitudinal e colocar num tacho. Juntar o leite e levar a ferver. Remover a vagem de baunilha e as sementes desta. Filtrar o leite.

Bater as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Envolver o amido de milho sem bater. Verter o leite quente em fio, aos poucos, mexendo delicadamente. Transferir o preparado para um tacho e levar ao lume por 2 minutos, sem parar de mexer.

Retirar o tacho do lume e incorporar 1/3 da manteiga, batendo muito bem com uma vara de arames. Deixar arrefecer por completo, polvilhando de vez em quando com um pouco de açúcar em pó para o creme não talhar.

Adicionar a manteiga restante o a aguardente, batendo energicamente. Reservar.

2 - Pré-aquecer o forno a 200ºC. Preparar a massa: bater as gemas com o açúcar até obter um preparado esbranquiçado. Envolver a farinha.

Bater as claras em castelo firme e incorporar delicadamente ao preparado anterior, em duas vezes, sem bater, movimentando a vara de aramas de baixo para cima.

Transferir a massa para duas formas ou tabuleiros forrados com papel vegetal, formando camadas finas. Levar ao forno por 12-15 minutos, a 200ºC. Retirar do forno e reservar.

3 - Preparar a calda: levar a água a ferver juntamente com o açúcar. Logo que ferver, retirar do lume e juntar a aguardente. Misturar muito bem.

4 - Montagem do bolo: recortar 12 discos de massa com o auxílio de um aro metálico. Colocar um disco de massa no fundo do aro e pincelar generosamente com a calda.

Cobrir com uma camada de creme e adicionar uma camada de morangos.

Cobrir com mais creme e terminar com mais um disco de massa. Retirar delicadamente o aro e proceder da mesma maneira para os fraisiers seguintes. Reservar no frigorífico por pelo menos 3 horas.

5 - Estender finamente o massapão com o auxílio de um rolo na bancada polvilhada de açúcar em pó. Recortar 6 discos com o aro metálico que serviu para os bolos. Pincelar a última camada de massa dos bolos com calda e cobrir com as rodelas de massapão. Decorar à gosto com morangos cortados, massapão de outras cores, pérolas de açúcar, etc. Servir os fraisiers frios, mas não gelados.

Nota : também existem versões com framboesas - framboisier, e até pêras - poirier.

Aguardente : Pinga, cachaça - Açúcar em pó : Açúcar de confeiteiro - Claras em castelo : Claras em neve - Arrefecer : Esfriar - Frigorífico : Geladeira - Papel vegetal : Papel manteiga - Massapão : Marzipã
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top