quinta-feira, 13 de março de 2008

PostHeaderIcon Croquetes de peixe



Perco-me por salgadinhos...! Claro que não se deve abusar, mas sabem tão bem de vez em quando, sobretudo se forem caseiros. Dão algum trabalho, mas podem ser confeccionados em grandes quantidades e congelados em saquinhos. Depois, é só fritar. Estes de peixe são muito bons, até como prato principal, acompanhados com salada ou arroz de grelos.

Ingredientes para +/- 12 unidades

- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 5 dl de leite
- 400 g de peixe cozinhado limpo de peles e de espinhas
- 2 gemas de ovo
- 1 raminho de salsa
- sal & pimenta moída na altura
- sumo de 1 limão

- farinha q.b.
- 2 ovos batidos
- pão ralado q.b.
- óleo vegetal

Preparação

Aquecer a manteiga até derreter. Juntar a farinha e cozinhar sem parar de mexer até alourar ligeiramente. Adicionar o leite aos poucos, sem parar de mexer com uma vara de arames até o preparado ficar espesso e cremoso.

Retirar o tacho do lume. Juntar o peixe previamente desfiado, as gemas batidas e a salsa picada. Adicionar 2 colheres (sopa) de pão ralado. Temperar com sal e pimenta. Regar com o sumo de limão e envolver.

Transferir o preparado para uma tigela e cobrir com película aderente. Reservar no frigorífico por algumas horas ou de um dia para o outro.

Com as mãos untadas de óleo, moldar os croquetes. Passar os croquetes por farinha, depois pelos ovos batidos e por último no pão ralado.

Aquecer um pouco de óleo numa frigideira e fritar os croquetes até se apresentarem dourados e estaladiços de todos os lados. Escorrer sobre papel absorvente. Servir os croquetes quentes ou frios.

Ver também : Rissóis de peixe / Croquetes de carne

Ramo : Maço - Pimenta : Pimenta do reino - Sumo : Suco - Frigorífico : Geladeira - Película aderente : Filme transparente - Papel absorvente : Papel toalha - Pão ralado : Farinha de rosca
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top