quinta-feira, 20 de setembro de 2007

PostHeaderIcon Couscous vegetariano



O grão de bico é o rei da quinzena no portal Colher de Tacho. Existem muitos pratos portugueses que usam essa saborosa leguminosa, mas optei por apresentar uma versão 100% vegetariana (vegana, aliás) do tradicional couscous marroquino, deliciosa especialidade onde nunca pode faltar grão de bico.



Ingredientes para 4 pessoas

- 120 g de nacos de soja (proteína de soja)
- ras-el-hanout* q.b.
- azeite q.b.
- 1 cebola grande picada
- 1 haste de aipo pequena cortada em cubinhos (sem rama)
- 2 cenouras grandes cortadas em pedaços
- 2 curgetes médias cortadas em meias-luas
- 450 g de grão de bico de conserva
- 2 colheres (sopa) de salsa picada
- 2 colheres (sopa) de concentrado de tomate
- 2 copos de sêmola de trigo (couscous)
- 1 cubo de caldo de legumes
- sal & pimenta
- 1 colher (café) de harissa (ou de molho de piri-piri)

* o ras-el-hanout é uma mistura de especiarias típica de África do Norte. Como não é nada fácil encontrar os frasquinhos por cá, a minha mãe é que me costuma fornecer via correio postal... Mas pode-se substituir o ras-el-hanout por uma quantidade equivalente de uma mistura constituida por canela, erva-doce, noz-moscada e cominhos em pó

Preparação

Colocar os nacos de soja numa tigela. Temperar com uma colher (chá) de ras-el-hanout. Cobrir com água morna e deixar repousar por 35-45 minutos.

Escorrer muito bem a soja, pressionando com as mãos para eliminar o líquido. Aquecer 2 colheres (sopa) de azeite numa panela e refogar os nacos de soja até ficarem corados de todos os lados. Retirar a soja da panela e reservar.

Se for necessário, adicionar mais um pouco de azeite na panela. Juntar a cebola picada e os cubinhos de aipo. Alourar ligeiramente. Adicionar os pedaços de cenoura e as meias-luas de curgete. Temperar com 1 colher (chá) de ras-el-hanout, a salsa picada, sal e pimenta. Refogar um pouco.

Adicionar os nacos de soja ao preparado de legumes. Diluir o concentrado de tomate e a harissa num copo de água quente. Juntar a mistura à panela e envolver. Cozinhar em lume brando até os legumes ficarem cozidos mais ainda crocantes. Se for necessário, juntar mais um pouco de água durante a cozedura (deve restar um pouco de caldo no final da cozedura).

Levar 2 copos (volume equivalente ao volume de couscous) de água a ferver juntamente com o cubo de caldo de legumes.

Colocar a sêmola de trigo (couscous) numa tigela. Regar com um fio de azeite e misturar muito bem com o auxílio de um garfo até os grãozinhos se apresentarem soltos. Regar com o caldo de legumes quente. Cobrir a tigela com um pano e deixar repousar por 5-7 minutes.

Lavar e escorrer o grão de bico. Juntá-lo ao preparado de legumes. Envolver delicadamente e cozinhar por mais 5 minutos. Rectificar os temperos.

Regar o couscous com um fio de azeite e misturar com um garfo para separar os grãozinhos. Colocar o couscous num prato fundo de servir. Acompanhar com o preparado de legumes e harissa à parte. Servir de imediato.

Ver também : Couscous Royal / Tajine de keftas com curgete e grão de bico

Aipo : Salsão - Curgete : Aboborinha - Concentrado de tomate : Extrato de tomate - Cubo de caldo : Tablete de caldo - Pimenta : Pimenta do reino - Molho de piri-piri : Molho de pimenta
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top