terça-feira, 10 de outubro de 2006

PostHeaderIcon Pataniscas de flores de abóbora

Pode parecer surpreendente cozinhar flores... Todavia, esta receita oriunda da região de Provença é muito antiga e popular no sul de França, onde as flores de abóbora vendidas nos mercados - e consideradas como um produto alimentar luxuoso - são caríssimas. Cá em Portugal, não deve ser muito fácil comprá-las na praça, mas se como eu viverem no campo, sabem de certeza que nesta época há montes delas pelos quintais. Garanto que vale a pena experimentar: esta é uma das mais simples e deliciosas iguarias que jamais provei...!

Ingredientes para 4 pessoas

- 20 flores amarelas e grandes de abóbora (curgete, gila, etc.)
- 150 g de farinha de trigo
- 2 ovos (gemas separadas das claras)
- azeite q.b.
- 25 cl de leite frio
- 1 raminho de salsa
- sal & pimenta



Preparação

Lavar muito bem as flores, removendo as hastes e os pistilos. Secar delicadamente e reservar.

Colocar a farinha numa tigela, fazendo um poço no meio. Juntar as gemas, 1 pitada de sal, outra de pimenta e 1 colher (chá) de azeite. Envolver com o auxílio de uma vara de arames, adicionando o leite em fio sem parar de mexer. Incorporar rapidamente as claras batidas em castelo. Juntar a salsa previamente picada e misturar.

Aquecer bastante azeite numa frigideira grande.

Mergulhar as flores uma por uma no polme. Fritar (não muitas de cada vez; as flores não se devem tocar umas as outras) dos dois lados no azeite até ficarem douradinhas e estaladiças. Escorrer cuidadosamente sobre papel absorvente.

Servir as pataniscas mornas, com coulis de tomate frio.
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top